AHRESP prepara sustentabilidade na Restauração

Dez 6, 2024

A AHRESP estabeleceu uma parceria com a Ecoceno para promover a adoção de embalagens reutilizáveis e práticas sustentáveis no setor da restauração. A ideia é começar a saber lidar com o que a nova legislação irá impor já em julho de 2025

Ao estabelecer uma parceria estratégica com a Ecoceno, empresa dedicada à transição de embalagens descartáveis para reutilizáveis, no setor alimentar, a AHRESP pretende apoiar os seus associados na adoção de soluções mais sustentáveis e alinhadas com as metas ambientais nacionais e europeias.

Esta parceria oferece uma solução que ajuda os operadores alimentares de embalagens descartáveis e promove soluções de reutilização, em conformidade com a legislação que entrará em vigor em julho de 2025. Nessa altura, passará a ser obrigatório que os estabelecimentos que fornecem refeições prontas a consumir, em regime de pronto a comer e levar ou com entrega ao domicílio, em embalagens de plástico de utilização única, disponibilizem alternativas reutilizáveis aos seus clientes, mediante um sistema de incentivo à devolução das embalagens.

Portugal está a alinhar-se com as diretrizes europeias para reduzir o uso de embalagens descartáveis e promover soluções de reutilização. Esse enquadramento legal é parte de uma transição maior para uma economia circular, onde o objetivo é reduzir o impacto ambiental, preservar recursos e adotar práticas sustentáveis, tanto no setor produtivo como no consumo.

Facilitar a Transição para a Sustentabilidade

A parceria com a Ecoceno traz vantagens concretas para os operadores de restauração, ao oferecer soluções práticas e eficientes que tornam a utilização de embalagens reutilizáveis fácil e economicamente viável. Esta solução ajudará os operadores alimentares a cumprir os requisitos da legislação que entra em vigor em 2025 e que exige a disponibilização de uma opção de embalagem reutilizável.

Esta colaboração abrange a implementação de ecopontos inteligentes, a serem instalados em vários pontos estratégicos de Portugal, e que permitirão a devolução das embalagens reutilizáveis, de forma rápida e conveniente. Em troca, os consumidores que devolverem as suas embalagens são reembolsados dos depósitos, instantaneamente, através de um sistema contactless para cartões de débito/crédito. A partir deste mês, o primeiro ecoponto inteligente estará a funcionar na Nova SBE.

Colaborações Estratégicas para Maior Impacto

A Ecoceno tem reforçado a sua capacidade de inovar e simplificar a adoção de práticas sustentáveis, através de parcerias estratégicas com a VISA e a SIBS. Estas colaborações permitem a integração de soluções de pagamento que agilizam o processo de devolução e reembolso de depósitos, de forma segura e imediata. O Pacto Português para os Plásticos escolheu a Ecoceno para integrar este projeto-piloto, o que reforça o compromisso da organização em promover uma economia circular e reduzir a produção de resíduos plásticos.

Sobre a Ecoceno: 

A Ecoceno é uma empresa focada em soluções de reutilização de embalagens, apoiando operadores alimentares na transição de modelos descartáveis para práticas sustentáveis. Com apoios da Sociedade Ponto Verde e do Fundo Ambiental, a Ecoceno alia inovação, tecnologia e parcerias estratégicas para promover mudanças significativas em prol do meio ambiente.

PUB

Mais Artigos

Mulheres: 48 dias sem salário

Mulheres: 48 dias sem salário

⁸Apesar das iniciativas e legislação nacional, europeia e internacional que promovem a igualdade de género e salarial, as desigualdades persistem em Portugal. As mulheres ganham, em média, menos 13,2% do que os homens, o que equivale a 48 dias de trabalho anuais não...