07 novembro | Revista de imprensa AHRESP: as notícias que marcam o dia

Nov 7, 2022

Todos os dias a AHRESP faz um resumo sobre as notícias que estão a marcar o dia nos meios de comunicação social e que verdadeiramente importam aos setores representados pela associação. Veja aqui as novidades que importam ao seu negócio!

Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.

Tema do dia   

    • “Forte dinâmica do turismo” dos últimos meses “começou a enfraquecer” – O Banco Central Europeu (BCE) observa que a recuperação do turismo está a abrandar devido à subida acentuada dos preços, especialmente devido ao aumento dos custos energéticos. Os economistas do BCE esperam que a procura de serviços de turismo e lazer enfraqueça nos próximos meses à medida que o ‘boom’ na procura de viagens diminui, os rendimentos reais diminuem, a incerteza aumenta e os preços são mais elevados.
    • Economia entra a travar no quarto trimestre – Os primeiros dados sobre o arranque do quarto trimestre põem a economia a travar: dos indicadores de confiança do INE aos de alta frequência do BdP e da OCDE todos vão no mesmo sentido. Ainda assim, economia deve crescer em 2022 acima da meta inscrita no Orçamento de Estado. Recorde-se que a subida dos preços ainda não deu sinais de alívio e continua a pesar no consumo. Em outubro, a inflação homóloga subiu 10,2%, atingindo o valor mais alto dos últimos 30 anos.

Sustentabilidade  

    • Encontro Regional do Turismo dos Açores com oradores de “topo” – Subordinado ao tema “Resiliência e Sustentabilidade do setor do Turismo nos Açores”, o Encontro Regional do Turismo dos Açores, que vai ter lugar de 10 a 13 de novembro, vai contar com a intervenção de vários protagonistas do setor, a nível regional e nacional.

Hotelaria e Alojamento Local  

    • Sem mão de obra local, hotéis estão a recrutar funcionários no estrangeiro – Os hotéis no Algarve precisam de mais oito mil trabalhadores para a próxima época de 2023. Estão a ser feitas tentativas de recrutamento no estrangeiro, mas o custo do alojamento para os funcionários deslocados é uma enorme dificuldade.
    • “Portugal é um destino seguro e as nossas empresas estão à altura deste desafio” – Turismo seguro foi o tema de mais um webinar organizado pela Visit Braga. Leonor Picão, diretora coordenadora da Valorização da Oferta do Turismo de Portugal, foi uma das oradoras e não tem dúvidas de que “somos um destino seguro e as nossas empresas estão à altura deste desafio”. Admite que só isso não chega para uma retoma do turismo internacional, deixando a nota de que espera que “haja uma consciência europeia que permita que, de uma forma segura, a retoma vá sendo uma realidade e que, em breve, possamos estar a dizer que a mobilidade voltou ao normal”.
    • Só em 2024 turismo internacional regressará ao “normal” na maioria dos mercados – Um estudo da Tourism Economics, uma empresa da Oxford Economics, para a European Travel Comission (ETC) sobre tendências e perspetivas no setor do turismo, tendo por base o primeiro trimestre de 2021, aponta que até à data as viagens a nível europeu se mantêm limitadas e que os dados de chegadas internacionais são pouco animadores.
    • Ericeira no topo das áreas portuguesas de surf com maior aumento do rendimento médio relacionado com estadias – Airbnb apresenta dados sobre “a oportunidade económica do turismo de surf”. Segundo um comunicado emitido recentemente pela Airbnb, a Ericeira foi a segunda área de surf portuguesa que mais cresceu economicamente, dentro do respectivo sector de alojamento, num total significativo de +150%, fora dos meses da época alta turística do Verão.

LEIA MAIS AQUI!

PUB

Mais Artigos