Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.
Tema do dia
-
- Governo cria nova linha de crédito para apoiar empresas – Encargos com o agravamento do custo das matérias-primas serão suportados e a verba chegará via Banco de Fomento. Quanto ao gás, taxa que cobre diferença no aumento de custos para indústrias intensivas sobe para 40%. O Governo vai criar uma nova linha de crédito destinada a apoiar a tesouraria das empresas, é uma das medidas que constam do pacote de ajuda ao setor empresarial, de combate aos efeitos da inflação, que deverá ser aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros e posteriormente revelado, tal como anunciou o primeiro-ministro, António Costa.
AHRESP
-
- O Portugal, gentes e ingredientes da nossa Gastronomia, arranca em Cascais – O evento Portugal, gentes e ingredientes da nossa Gastronomia, terá lugar no dia 22 de Setembro, no Mercado da Vila de Cascais. A Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP) refere, em comunicado: “Vamos fazer uma viagem pela história e cultura gastronómica nacional, de norte a sul do país, descobrindo a origem dos melhores ingredientes e produtos através das pessoas que melhor os conhecem”.
Hotelaria e Restauração
-
- Madeira lidera aumentos das dormidas no alojamento turístico em julho – A Madeira liderou, em julho de 2022, as subidas registadas no alojamento turístico nacional no que às dormidas diz respeito, no mês em que à exceção do Algarve, “registaram-se aumentos das dormidas em todas as regiões”, anunciou o INE hoje os dados provisórios do sector.
- Em julho as dormidas ultrapassaram os níveis de 2019 em todas as regiões, exceto no Algarve – O setor do alojamento turístico registou 3,0 milhões de hóspedes e 8,6 milhões de dormidas em julho, correspondendo a aumentos de 85,4% e 90,1%, revela hoje o INE Turismo Hotel. Em julho as dormidas ultrapassaram os níveis de 2019 em todas as regiões, exceto no Algarve. O setor do alojamento turístico registou 3,0 milhões de hóspedes e 8,6 milhões de dormidas em julho, correspondendo a aumentos de 85,4% e 90,1%, respetivamente, +97,6% e +110,7% em Junho, pela mesma ordem, revela hoje o INE.
-
- Preços nos restaurantes e hotéis aumentaram 23%, produtos alimentares 12% e transportes 13% – Efeitos da inflação nos Açores Os Açores são a região do país onde se registaram as maiores percentagens de aumentos nos preços em restaurantes e hotéis, nos transportes e nos produtos alimentares.
Restauração de Serviço Rápido
-
- McDonalds vai fechar em todo o Reino Unido – A McDonald’s tomou a decisão de encerrar todos os 1200 estabelecimentos britânicos na próxima segunda-feira, 19 de Setembro, para que os seus colaboradores possam prestar homenagem à rainha Elizabeth II.
-
Outros
Estado da União: as promessas de Ursula von der Leyen em 10 pontos-chave – Da energia à Ucrânia, do lítio às pequenas e médias empresas, o discurso de Ursula von der Leyen esteve repleto de anúncios. Eis o essencial.
Empresas europeias enfrentam crescente falta de trabalhadores – As empresas europeias enfrentam uma crescente falta de trabalhadores qualificados, numa altura em que na Europa o nível de emprego bate recordes de mais de uma década e 3% de todos os empregos criados ficam vagos “Falta mão-de-obra qualificada em toda a Europa”, disse Gerhard Huemer, diretor de política económica da SMEUnited, associação que reúne PME de mais de 30 países europeus, citado pela EURACTIV, rede de jornalismo colaborativo, no âmbito de um trabalho sobre a falta de mão de obra na Europa.