Tema do dia
-
- Novo ano traz aumentos generalizados impulsionados pela inflação O ano que se aproxima vai ficar marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores irão pagar pelos serviços que usam no dia-a-dia, com a inflação em novembro a atingir os 9,9%.
Outros
-
- A cada cinco dias, vai nascer um novo hotel em Portugal (e Lisboa não é a recordista) Serão 75 as inaugurações de hotéis em 2023. Um “número extraordinário” para quem acompanha de perto esta área. A inflação até pode colocar maiores cautelas, mas o interesse dos investidores não abranda.
- Já está disponível o formulário da Declaração Mensal de Remunerações O formulário para 2023 da Declaração Mensal de Remunerações (DMR) é uma obrigação mensal das entidades empregadoras perante a Segurança Social, que contém novas regras resultantes do Orçamento do Estado de 2022. A portaria foi publicada esta terça-feira em Diário da República.
- Governo aumenta taxa de controlo de tráfego aéreo em 14% A taxa de terminal devida pelos serviços de navegação aérea prestados pela NAV Portugal nos aeroportos e aeródromos vai aumentar 14% a partir de 1 de janeiro de 2023, determina uma portaria do Ministério das Infraestruturas, publicada hoje em Diário da República.
- 56 processos instaurados pela ASAE em Operação de combate à “Economia Paralela” Nas últimas semanas, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, de norte a sul do País, uma operação de fiscalização denominada de Operação “Economia Paralela”. A operação foi direcionada aos operadores económicos que atuam no mercado de forma ilegal e clandestina, destacando-se as atividades de oficinas, cozinhas, ginásios, alojamento local, cabeleireiros, entre outras.
- 2023 vai ter cinco fins de semana grandes. Veja neste calendário interativo as pontes e feriados Se gosta de planear férias e fins de semana prolongados com alguma antecedência, saiba que no próximo ano vai contar com cinco feriados que calham numa segunda-feira ou sexta-feira. Significa isto que vai poder usufruir de cinco fins de semana grandes – mais um do que em 2022 -, sendo três deles no mesmo mês: dezembro.
- Patrões com “mix de preocupações” para 2023 Apontado como futuro líder da CIP, Armindo Monteiro admite esforço para mitigar a erosão dos salários. Confederação alterou os estatutos e baixou limite de faturação para novos associados. Armindo Monteiro, vice-presidente da CIP e apontado como o sucessor de António Saraiva na liderança da confederação dos patrões.
- CAP: Estado não pode “proclamar metas” para agricultura biológica sem apoios Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) prevê uma “redução significativa” da área da agricultura biológica e, consequentemente, dificuldade em atingir a meta do Governo.
- Projeto Terras da Comporta com investimento para desenvolver hubs culturais Um investimento de 1,5 milhões de euros. Há algum tempo que se fala do Terras da Comporta, projeto da Vanguard Properties que tem como objetivo desenvolver a maior comunidade energética da Europa. O que é que isso significa? Que cada casa, cada unidade hoteleira ou espaço comercial terão instalados painéis fotovoltaicos que estarão a produzir energia para consumo próprio ou para partilha com a comunidade, sempre que não haja necessidade de consumo ou em caso de excesso de produção.
- O desenvolvimento do IoT* torna possível um edifício hoteleiro mais eficiente Os edifícios são um dos principais protagonistas das nossas vidas, exigindo uma prioridade em termos de ações focadas em aumentar a sua eficiência. As soluções digitais conectadas são o nosso principal aliado na luta pela redução do consumo e das emissões, aumentando a eficiência destas infraestruturas.