1.ª Feira de Emprego do Centro realiza-se em Coimbra a 9 de maio

Abr 12, 2023

A AHRESP recebeu a apresentação do evento organizado pela Bolsa de Empregabilidade e assinou um protocolo de colaboração com a Fórum Turismo. Associação vai estar presente na 1.ª Feira de Emprego do Centro, onde cerca de 50 empresas estabelecidas na região Centro vão apresentar as suas vagas de emprego a centenas de candidatos

António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo e Fundador da Bolsa de Empregabilidade, Carlos Moura, presidente da AHRESP, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, e Ana Paula Pais, diretora coordenadora do Turismo de Portugal

© Fotografia: Cláudia Araújo

A sede da AHRESP, em Lisboa, recebeu esta terça-feira a apresentação da 1.ª Feira de Emprego do Centro, que será organizada pela Bolsa de Empregabilidade no dia 9 de maio, em Coimbra.

Depois das edições já realizadas este ano no Algarve, no Porto e em Lisboa, o Convento de São Francisco, na cidade de Coimbra, foi o local escolhido para reunir cerca de 50 empresas estabelecidas na região Centro neste evento que conta com o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Coimbra.

As vagas desta Feira de Emprego destinam-se, sobretudo, a candidatos oriundos de instituições de ensino superior e profissional das áreas de turismo, mas estão também abertas a quaisquer outros candidatos que desejem ingressar na área do Turismo. Novidade neste evento será também a presença de start-ups.

A apresentação da Feira de Emprego do Centro ficou também marcada pela assinatura de um protocolo de colaboração entre a AHRESP e a Fórum Turismo, que garante a presença da associação em todas as ações da Bolsa de Empregabilidade, assim como a divulgação das respetivas iniciativas junto de todas as suas empresas associadas.

A falta de recursos humanos disponíveis para trabalhar nos setores da restauração e similares e do alojamento turístico é um problema para o qual a AHRESP tem vindo a alertar desde há muito tempo, pelo que o tema do recrutamento tem requerido máxima preocupação. A parceria com a Fórum Turismo e a presença nas Bolsas de Empregabilidade são, por isso, uma forte aposta da associação.

A conferência de imprensa contou com a presença de Carlos Moura, presidente da AHRESP, Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo e Fundador da Bolsa de Empregabilidade, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, e Ana Paula Pais, diretora coordenadora do Turismo de Portugal.

António Marto confessou que a Feira de Emprego do Centro “é a concretização de um sonho em territórios ideais para se desenvolverem as atividades turísticas”. Por seu lado, Carlos Moura elogiou a realização da feira no Centro de Portugal, destacando o evento como “uma excelente oportunidade para a captação de profissionais qualificados e para a afirmação da atratividade das atividades turísticas”. No mesmo sentido, Ana Paula Pais salientou o papel fundamental da Bolsa de Empregabilidade para “entusiasmar os jovens com o setor do Turismo”, enquanto Pedro Machado reforçou “a dimensão da região Centro com mais de 100 municípios” que precisam de incentivos e dinâmicas de empregabilidade como é exemplo da feira que terá lugar na capela do Convento de São Francisco.

A reforçar a importância do protocolo assinado entre a AHRESP e a Fórum Turismo, o vice-presidente da associação, Jorge Loureiro, lembrou que o documento formalizado representa “um compromisso a bem das necessidades da procura e da oferta, que permitirá facilitar e alimentar o cruzamento das duas partes”.

Bolsa de Empregabilidade é o maior evento de empregabilidade em Portugal nas áreas de Turismo. Ao longo de sete anos, as dez edições que já se realizaram, entre Lisboa, Porto e Algarve, contribuíram para acelerar o processo de contratação e identificação de talento de milhares de candidatos, ajudando a mitigar o grave problema que ainda persiste da falta de mão de obra nas atividades turísticas.

As inscrições para as empresas na 1.ª Feira de Emprego do Centro são gratuitas e podem ser feitas desde já em http://bit.ly/3GzyFQg.

PUB

Mais Artigos