JORNADA REGIONAL DO NORTE | AHRESP debateu desafios e soluções para os negócios HORECA

Mai 22, 2023

Representantes de entidades oficiais, especialistas, empresários e profissionais das áreas do Alojamento e da Restauração e Bebidas reuniram-se na Jornada Regional do Norte que a AHRESP promoveu na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, subordinada ao tema “Desafios e soluções para o seu negócio”

© Fotografias: Nuno Martinho

A AHRESP lançou o mote para uma reflexão sobre os desafios que os empresários enfrentam hoje na abertura, no funcionamento e na gestão das suas atividades e a adesão foi total. Cerca de 200 pessoas, entre representantes de entidades oficiais, especialistas, empresários e profissionais reuniram-se ao longo de um dia de debates na Jornada Regional do Norte, que teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, subordinada ao tema “Desafios e soluções para o seu negócio”.

Depois da Jornada Regional do Centro, que se realizou em abril, em Aveiro, a Jornada Regional do Norte na cidade Invicta também contou com três painéis de oradores que levaram a palco os temas do licenciamento da atividade e do investimento e financiamento do negócio, assim como a partilha de experiências do dia a dia das atividades.

A sessão de abertura contou com as intervenções de Paulo Vaz, na qualidade de anfitrião enquanto presidente da Escola de Turismo e Hotelaria do Porto, Carlos Moura, presidente da AHRESP, Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, e Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto.

O evento contou com um almoço cuja confeção foi da autoria do chef e vice-presidente da AHRESP, Rui Paula, que também partilhou no último painel a sua experiência enquanto empresário.

No primeiro discurso do dia, Paulo Vaz demonstrou a sua satisfação por contar com a presença de empresários na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto: “É muito importante ter empresários na escola e, para mim, é mesmo um motivo de regozijo saber que vieram partilhar conhecimento, aprender e transmitir o seu entusiasmo aos alunos”, afirmou o diretor do estabelecimento que foi parceiro da AHRESP na organização desta Jornada Regional do Norte.

Paulo Vaz | Presidente da Escola de Turismo e Hotelaria do Porto

Carlos Moura também destacou necessidade de se estabelecerem sinergias entre as entidades formadoras, como as escolas, as universidades e os politécnicos e o mundo empresarial: “Estamos aqui porque o turismo tem uma importância crucial para o país. As suas atividades são as que sofrem mais impacto quando há, por exemplo, uma pandemia ou uma guerra, e os que sofrem as consequências mais imediatas, mas também são as que se regeneram mais rapidamente.  Somos 322 mil trabalhadores e mais de 110 mil empresas, ou seja, uma massa fantástica de força de trabalho para o país”, destacou o presidente da AHRESP.

Carlos Moura | Presidente da AHRESP

Por seu lado, e aproveitando o facto de estar num estabelecimento de ensino, Luís Pedro Martins fez questão de lembrar o papel fundamental que as escolas de hotelaria e turismo podem desempenhar no necessário aumento de trabalhadores: “Estamos com um défice de cerca de 50 mil trabalhadores e, se há momento em que é necessário que os nossos alunos se mantenham e que resistam, é este. A formação não termina aqui, quando culminam os estudos, ela deve continuar ao longo da vida”, acrescentou o presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte.

Luís Pedro Martins | Presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte

A finalizar a sessão de abertura, Catarina Santos Cunha elogiou a AHRESP pelo “incansável trabalho na defesa dos interesses do setor e na promoção destes fóruns de partilha de conhecimento e boas práticas essenciais ao seu progresso”.

Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto

Presentes na Jornada Regional do Norte, também estiveram Pedro Mesquita Sousa, vice-presidente da AHRESP e presidente da delegação do Porto, Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP e presidente da delegação de Viseu, Rui Mota, presidente da mesa da Assembleia Geral da AHRESP, e Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

Depois deste evento no Norte, segue-se a Jornada Regional de Lisboa, que a AHRESP vai organizar no dia 28 de junho, no Fórum Romeu Correia, em Almada.

Veja aqui a Sessão de Abertura da Jornada Regional do Norte

PUB

Mais Artigos