Considerando as obras em curso e as fragilidades territoriais detetadas na Baixa e na Zona Ribeirinha, que determinaram a imposição de restrições à circulação nestas zonas, a Câmara Municipal de Lisboa vem monitorizando de forma dinâmica os impactes daí advenientes em estreita articulação com a UACS – União de Associações do Comércio e Serviços, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias.
A esta luz, e na sequência do diálogo construtivo que vem sendo promovido entre estas entidades, informa-se que a partir do dia 1 de junho, e durante um período de 3 meses, o acesso de viaturas superiores a 3,5 toneladas ao centro histórico da Baixa passa a poder realizar-se entre as 20h e as 10h.
Este alargamento temporário de horário tem como objetivo permitir o reforço das operações de cargas e descargas durante a época alta, bem como o aumento exponencial de visitantes no quadro da Jornada Mundial da Juventude.
Do mesmo passo, informa-se que estas entidades se comprometem a envidar esforços no sentido de reduzir as operações de cargas e descargas realizadas por veículos com uma tonelagem inferior a 3,5t realizadas nas zonas indicadas no decurso do período da tarde.
A cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa, a UACS, a AHRESP e a ANTRAM é essencial para lograr o desiderato de contribuir para uma cidade mais segura, ambientalmente sustentável e mais centrada nas pessoas.