- O Consumo Turístico no Território Económico (CTTE), que diz respeito ao consumo efetuado por visitantes não residentes em Portugal e ao consumo dos visitantes residentes, atingiu 37,8 mil milhões de euros, correspondendo a um aumento em termos nominais de 79,3% face a 2021. Por sua vez, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelo Turismo (VABGT) ultrapassou os 18,3 mil milhões de euros, o que representou um crescimento de 72,7% comparativamente a 2021.
- Mais uma vez verifica-se que, após um período de retração da atividade turística entre 2020 e 2021, por via dos efeitos da pandemia, em 2022 já se confirmou uma nova dinâmica do setor do turismo e com relevante impacto na economia nacional, em comparação com 2019, o melhor ano turístico desde que há registo.
- As perspetivas de crescimento do turismo e do seu contributo para a geração de riqueza a nível nacional são promissoras, perspetivando-se que 2023 venha igualmente alcançar um desempenho turístico bastante positivo, embora permaneçam algumas incertezas quanto à estabilidade macroeconómica para os próximos tempos, e com influência no setor, não só a nível nacional, mas em todo o mundo.
Fonte: Turismo de Portugal