Centro Interpretativo Ovelha Serra da Estrela inaugurado em Seia

Dez 12, 2023

Projeto do Grupo O Valor do Tempo é uma homenagem à ovelha bordaleira, raça autóctone da Serra da Estrela. Instalado em Santa Marinha, Seia, o Centro Interpretativo dá a conhecer a importância económica, histórica e cultural do ovino na região

© 2023 CIOSE

Já está de portas abertas o Centro Interpretativo da Ovelha da Serra da Estrela (CIOSE), um projeto do Grupo O Valor do Tempo, inaugurado no número 2 da Rua Direita, em Santa Marinha, no concelho de Seia.

Um edifício antigo, da primeira metade do século XVIII, que chegou a servir de Casa da Câmara, de Cadeia e de Tribunal, é agora um espaço é uma homenagem à ovelha bordaleira, raça ovina autóctone da Serra da Estrela, assim como o trabalho dos pastores. Em três pisos, os visitantes podem ficar a conhecer as rotas da transumância, a origem e percurso da ovelha e os produtos endógenos que lhe estão na origem, como a lã e o queijo Serra da Estrela, iguaria com 1300 anos de história e com Denominação de Origem Protegida.

Numa nota divulgada nas redes sociais, o Grupo O Valor do Tempo descreve o CIOSE como um lugar «que tem como missão preservar, divulgar e valorizar» uma raça da qual existem hoje 21.500 animais.

Depois da abertura do Museu do Pão, em 2002, o CIOSE é mais um projeto de promoção da cultura e dos costumes da região onde se insere a Serra da Estrela. A inauguração decorreu no passado dia 8 de dezembro, numa cerimónia presidida por Sua Excelência Senhor Dom Manuel Felício, Bispo da Guarda.

PUB

Mais Artigos

Cuidar de quem cuida de nós

Cuidar de quem cuida de nós

Foi com esse espírito que a AHRESP desafiou a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) a estabelecer um protocolo de cooperação. O objetivo é, com planeamento, garantir que, nas situações mais críticas — incêndios florestais, catástrofes naturais ou acidentes de grande...