A parceria estratégica com a AHRESP reforça o compromisso do Turismo do Algarve em valorizar a gastronomia portuguesa e posicionar o Algarve como um destino gastronómico de excelência. O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, destaca: “os bivalves e o respectivo receituário são os símbolos da cultura algarvia, um testemunho da sua história e um reflexo da sua rica gastronomia. Ao degustar estas iguarias , estamos a saborear um pedaço da alma algarvia”.
A gastronomia algarvia é fundamental para atrair turistas e valorizar o território, destacando- se pela sua diversidade e qualidade. O Turismo do Algarve tem investido em vários projetos para promover a gastronomia regional, tais como a Dieta Mediterrânica, Algarve Craft & Food, Cataplana Algarvia e Algarve Cooking Vacations. A Dieta Mediterrânica, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é uma das marcas gastronómicas que o Turismo do Algarve se empenha em internacionalizar.
Este evento anual, organizado pela AHRESP para celebrar o Dia da Gastronomia – Património Cultural, é uma oportunidade para valorizar e promover a rica e diversificada cozinha portuguesa, sendo aberto tanto a apreciadores da arte culinária que se pratica no país, como a profissionais da área. Em 2025, integrado nas comemorações do 55.º aniversário da Região de Turismo do Algarve, todos estão convidados a visitar Albufeira e descobrir a riqueza da culinária algarvia, desfrutando de um dia repleto de experiências gastronómicas únicas.