Para comemorar a gastronomia portuguesa, a AHRESP irá lançar uma nova receita ao longo da semana: hoje 'servimos' azevias tradicionais, que podem aparecer com recheio de grão, gila ou batata-doce. Nesta receita regional do Chef Rodrigo Castelo, a massa fina é recheada com grão, depois frita e polvilhada com açúcar e canela. Um tradicional das festas para saborear em qualquer época do ano!
Chef Rodrigo Castelo | Azevias com Grão
10 pessoas
As azevias tradicionais podem aparecer com recheio de grão, gila ou batata-doce. Nesta receita confecionada pelo Chef Rodrigo Castelo, a massa fina é recheada com grão, depois frita e polvilhada com açúcar e canela. É no Natal que são imprescindíveis à mesa, mas o doce faz as delícias dos apreciadores em qualquer altura do ano.
Ingredientes
Para a massa
500g de farinha de trigo
50g de açúcar branco
60g de banha de qualidade
20g de manteiga
1 laranja
2 colheres de sopa de aguardente
2dl de água
sal marinho tradicional q.b.
Para o recheio
500g de grão-de-bico demolhado
500g de açúcar branco
2,5dl de água
1 colher de chá de canela em pó
1 limão: raspa da casca
sal marinho tradicional q.b.
Confeção
Sobre as azevias
A azevia é também um peixe parecido com o linguado. Entre este doce frito e o referido peixe existe apenas a coincidência do formato — chato e alongado. Trata-se de um pastel em que a base de massa tenra é igual para todos os recheios. Sendo um dos “fritos” também típicos do Carnaval, era usual rechear-se com bocados de algodão para oferecer às pessoas com quem se queria brincar. Fazendo estas histórias parte da tradição oral da região do Alentejo, nem por isso deixam de estar referenciadas no tempo. Assim, este doce é referido tanto nos Cadernos de Refeitório como no Livro de Receitas do Convento de Santa Clara e a sua expansão à doçaria regional deve-se à extinção das ordens religiosas com a correspondente laicização das receitas. Este é o quarto de 30 vídeos de receitas regionais e sustentáveis a nível ambiental, social e económico, e que podem ser executadas em qualquer cozinha. Em cada uma destas receitas são privilegiados os produtos locais e as tradições. Região: Alentejo Outras denominações: Farto Variantes: Azevia de Grão. Azevia de Batata-Doce. Azevia de Gila
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, defende que o vinho, “contido na alma de Portugal”, deve ser tratado não apenas como bem comercial, mas como símbolo cultural e turístico. Ana Jacinto destaca que o enoturismo é um “produto estratégico no panorama turístico...
https://www.youtube.com/watch?v=0mIaEhmHo5g “Comemora-se no dia 26 de julho deste ano, o Dia da Gastronomia, e a Câmara Municipal de Albufeira não podia deixar de se associar à AHRESP, que vai este ano aqui no território do concelho de Albufeira, comemorar e...
Entre os dias 4 e 13 de julho, o Jardim do Cerco, em Mafra, foi palco de celebração e reflexão no Festival do Pão. A Plataforma Nacional do Pão, iniciativa da AHRESP, organizou um debate dedicado ao papel do pão na alimentação, na cultura e na identidade regional. O...
Gerir o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.