A AHRESP reuniu ontem, na Biblioteca Palácio Galveias, Carlos Moura, presidente da AHRESP, António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Rui Rocha, Secretário de Estado da Proteção Civil, Diogo Pereira Dias, CEO da Sumol+Compal, Filipe Sousa Lima, Sales Manager | Key Accounts & Trends da Nestlé Professional, e Bruno Faneco, representante da Sogenave/Trivalor, num encontro do Clube de Mecenas AHRESP dedicado a reconhecer quem esteve na linha da frente nos incêndios que atingiram o território este verão.
Filipe Sousa Lima, Sales Manager | Key Accounts & Trends daNestlé Professional, Lima, CEO da Nestlé e Bruno Faneco, representante da Sogenave/Trivalor, e Diogo Pereira Dias, CEO da Sumol+Compal
Daniel Bernardo Agrelo, bombeiro da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Covilhã, falecido em combate este verão, foi homenageado ontem durante o evento, na presença da sua viúva.
Durante evento, o presidente da LBP entregou medalhas de reconhecimento e o presidente da AHRESP atribuiu diplomas de agradecimento aos primeiros mecenas que tornaram possível uma resposta logística coordenada aos incêndios.
Já o presidente da LBP, António Nunes, sublinhou a importância desta parceria: “Houve aqui uma oportunidade de as empresas exercerem responsabilidade social de forma organizada. A criação de um comité logístico AHRESP–Liga foi decisiva. Em nome dos bombeiros, agradecemos este apoio num ano particularmente difícil, em que chorámos a perda do Daniel, que hoje também recordamos e honramos.”
Através do protocolo de cooperação AHRESP–LBP, o Clube de Mecenas assegurou a entrega estruturada de 42 mil produtos essenciais — água, sumos, barras energéticas e bolos secos — a milhares de operacionais destacados para os teatros de operações.
“O Clube de Mecenas mostra que as nossas empresas sabem mobilizar-se quando o país precisa”, afirmou Carlos Moura. Já o presidente da LBP sublinhou a importância desta parceria: “Houve aqui uma oportunidade de as empresas exercerem responsabilidade social de forma organizada. A criação de um comité logístico AHRESP–Liga foi decisiva. Em nome dos bombeiros, agradecemos este apoio num ano particularmente difícil, em que chorámos a perda do Daniel, que hoje também recordamos e honramos.”
O secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, destacou o papel da profissionalização logística: “Nos grandes teatros de operações, o foco é o combate, mas é crucial garantir condições dignas a quem está no terreno durante horas e dias. Esta organização permitiu fazer chegar os bens com qualidade e eficiência num verão excecionalmente severo.”
Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha,
Os Mecenas presentes reforçaram o compromisso com a causa. Diogo Pereira Dias (Sumol+Compal) referiu: “Queremos ter impacto real nas comunidades onde estamos. Podem contar connosco no futuro.” Filipe Lima (Nestlé) acrescentou: “As nossas marcas têm foco nas pessoas e na sustentabilidade das comunidades. Estaremos sempre ao lado destas iniciativas.” Bruno Faneco (Sogenave/Trivalor) valorizou a coordenação: “Em urgências desta dimensão, a logística coordenada evita constrangimentos no teatro de operações. Contem connosco.
Próximos passos anunciados
No encerramento, o presidente da AHRESP lançou três compromissos para 2026:
- Fazer crescer o Clube de Mecenas AHRESP, alargando a rede de marcas solidárias;
- Passar a servir uma refeição por dia nos teatros de operações, em coordenação com a LBP;
- Promover uma campanha de angariação de associados para a LBP, mobilizando empresários, trabalhadores e consumidores.
“Começámos esta participação de forma ainda preliminar, para provar que o que é organizado faz toda a diferença. Quero, por isso, manifestar total disponibilidade para continuarmos, de forma estruturada e com conhecimento do terreno, a apoiar esta missão, sempre com a Liga a coordenar e a indicar-nos o caminho. Não somos a Liga — somos parceiros — e é nessa parceria que reafirmamos, hoje, o nosso compromisso. Porque apoiar quem nos protege é uma responsabilidade de todos”, concluiu Carlos Moura.
Sobre o Clube de Mecenas AHRESP
Criado em 2025 após protocolo AHRESP–LBP, mobiliza marcas e operadores para apoio alimentar e logístico em emergências (incêndios, catástrofes naturais, acidentes), garantindo resposta coordenada, eficaz e à medida das necessidades no terreno.