Daniel Bernardo Agrelo, bombeiro da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Covilhã, falecido em combate este verão, foi lembrado e homenageado durante o evento, na presença da sua viúva.
Na mesma sessão, o presidente da LBP entregou Medalhas de Agradecimento e o presidente da AHRESP atribuiu Diplomas de Reconhecimento aos primeiros mecenas que tornaram possível uma resposta logística coordenada aos incêndios.
Filipe Lima, Sales Manager da Nestlé Professional, Lima, CEO da Nestlé e Bruno Faneco, representante da Sogenave/Trivalor, e Diogo Pereira Dias, CEO da Sumol+Compal
Através do protocolo de cooperação AHRESP-LBP, o Clube Mecenas assegurou a entrega estruturada de 42 mil produtos essenciais para reforço alimentar e hidratação de milhares de operacionais destacados para os teatros de operações.
“O Clube Mecenas mostra que as nossas empresas sabem mobilizar-se quando o país precisa”, afirmou Carlos Moura. Já o presidente da LBP, António Nunes, sublinhou a importância desta parceria: “Houve aqui uma oportunidade de as empresas exercerem responsabilidade social de forma organizada. A criação de um comité logístico AHRESP–Liga foi decisiva. Em nome dos bombeiros, agradecemos este apoio num ano particularmente difícil, em que chorámos a perda do Daniel, que hoje também recordamos e honramos.”
O Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, destacou o papel da profissionalização logística: “Nos grandes teatros de operações, o foco é o combate, mas é crucial garantir condições dignas a quem está no terreno durante horas e dias. Esta organização permitiu fazer chegar os bens com qualidade e eficiência num verão excecionalmente severo.”
Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha,
Os Mecenas presentes reforçaram o compromisso com a causa. Diogo Pereira Dias (Sumol+Compal) referiu: “Queremos ter impacto real nas comunidades onde estamos. Podem contar connosco no futuro.” Filipe Lima (Nestlé Profissional) acrescentou: “As nossas marcas têm foco nas pessoas e na sustentabilidade das comunidades. Estaremos sempre ao lado destas iniciativas.” Bruno Faneco (Sogenave) valorizou a coordenação: “Em urgências desta dimensão, a logística coordenada evita constrangimentos no teatro de operações. Contem connosco.”
Próximos passos anunciados
No encerramento, o presidente da AHRESP lançou três desafios para 2026:
- Fazer crescer o Clube Mecenas AHRESP, alargando a rede de marcas solidárias;
- Passar a servir uma refeição por dia nos teatros de operações, em coordenação com a LBP;
- Promover uma campanha de angariação de associados para a LBP, mobilizando empresários, trabalhadores e consumidores.
“Começámos esta participação de forma ainda preliminar, para provar que o que é organizado faz toda a diferença. Quero, por isso, manifestar total disponibilidade para continuarmos, de forma estruturada e com conhecimento do terreno, a apoiar esta missão, sempre com a Liga a coordenar e a indicar-nos o caminho. Não somos a Liga — somos parceiros — e é nessa parceria que reafirmamos, hoje, o nosso compromisso. Porque apoiar quem nos protege é uma responsabilidade de todos”, concluiu Carlos Moura.
Sobre o Clube de Mecenas AHRESP
Criado em 2025 após protocolo AHRESP–LBP, mobiliza marcas e operadores para apoio alimentar e logístico em emergências (incêndios, catástrofes naturais, acidentes), garantindo resposta coordenada, eficaz e à medida das necessidades no terreno. Atualmente é constituído pelas seguintes marcas: Sumol Compal, Nestlé Profissional, Sogenave, Eurochocolate e Vieira de Castro.