O AQUA+ Hotéis, desenvolvido pela ADENE em parceria com o Turismo de Portugal, é uma ferramenta de avaliação, comparação e melhoria da eficiência hídrica dos empreendimentos turísticos e alojamentos locais, que vem dar resposta aos objetivos do Plano Turismo +Sustentável 20-23, contribuindo para uma oferta turística mais sustentável.
Este sistema permite a classificação da eficiência hídrica dos empreendimentos turísticos (à exceção dos parques de campismo e caravanismo) e dos alojamentos locais numa escala de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente), no qual todos os usos da água no empreendimento turístico/alojamento local são avaliados, desde fontes e redes de água; usos exteriores de água; piscinas e SPA’s; unidades de alojamento; casas de banho comuns e balneários; cozinha e restauração; lavandaria e espaços comerciais; golfe; sistemas de produção e distribuição de água quente; ações para a eficiência hídrica.
Para que os empreendimentos turísticos sejam pioneiros AQUA+ Hotéis, estão em vigor condições especiais para emissões da Classificação AQUA+ Hotéis, desde que realizadas até 30 de setembro. A manifestação de interesse pode ser registada no formulário “Pioneiros AQUA+ Hotéis” e os aderentes poderão usufruir de 50% de desconto sobre o valor de emissão da 1ª classificação.
Para além do exposto, o AQUA+ Hotéis disponibiliza também formação qualificada de Gestores de Eficiência Hídrica de Hotéis, para aumentar o conhecimento dos colaboradores na identificação e implementação de medidas de eficiência hídrica e ligação à eficiência energética. Para saber mais poderá ser consultada a página do Curso de Gestores e Auditores AQUA+ Hotéis e subscrevam a newsletter para informação sobre as próximas datas de realização.
Deixamos igualmente à disposição dos interessados mais informação sobre a sessão online “Eficiência hídrica e energética nos empreendimentos turísticos”, realizada no passado dia 20 de junho, no qual poderá encontrar a gravação e apresentações aqui.