O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, anunciou esta quarta-feira que o Turismo de Portugal procedeu ao pagamento de 70 milhões de euros a 22.839 empresas do setor do turismo que já tinham recebido anteriores apoios no âmbito da medida “Apoiar Turismo”.
Face ao atual contexto inflacionista e de perda de poder de compra das famílias, a AHRESP considera esta medida da maior relevância para o reforço da tesouraria das nossas empresas, uma vez que as margens de negócio estão totalmente esmagadas e sem qualquer capacidade de libertação de meios. Destacamos igualmente a agilidade e rapidez com que as empresas acederam e receberam o apoio, um exemplo a ter em consideração nos restantes mecanismos de financiamento às empresas.
No entanto, reiteramos ainda a necessidade crescente e contínua de se fazer chegar estes apoios a todas as empresas de forma direta e universal, de modo a não excluir muitos agentes económicos que neste momento atravessam grandes dificuldades.
O prazo de solicitação deste apoio terminou no passado dia 22 de dezembro, tendo esta medida registado uma elevada procura, face às necessidades do setor fortemente afetado pela pandemia e, mais recentemente, pela conjuntura macroeconómica adversa.
O comunicado do Governo pode ser lido na íntegra aqui.