AHRESP no BOOST 2024 | Portugal deverá liderar inovação no Turismo a nível mundial

Jan 22, 2024

Em entrevista à AHRESP, Roberto Antunes, diretor executivo do NEST - Centro de Inovação do Turismo, afirma que Portugal reúne todas as condições e maturidade para liderar a inovação no Turismo à escala mundial. É uma ambição que se baseia em factos, como a existência de um ecossistema muito sofisticado, uma marca trabalhada de forma consistente, com exemplos de modelos de desenvolvimento e implementação de produtos turísticos únicos no mundo

Foi na Casa da Música, no Porto, no primeiro dia do BOOST 2024, que a AHRESP teve a oportunidade de conversar com Roberto Antunes, que esclareceu o porquê de o NEST acreditar que Portugal pode liderar a inovação no Turismo a nível Mundial. Admitindo que é uma ambição, o diretor executivo do NEST acredita nos factos que contextualizam esta oportunidade para o país: “Temos um destino reconhecido, temos um ecossistema muito sofisticado, uma marca trabalhada de forma consistente, onde todas as entidades envolventes sabem trabalhar bem em conjunto e os resultados são reconhecidos em todos o mundo”.

E se tal não fosse suficiente, Roberto Antunes, detalha a realidade em que se traduz a solidez deste ecossistema: “Por ano, passam cerca de 500 empreendedores/start up pelo NEST, que é um facilitador de uma longa jornada de desenvolvimento que carece de apoio, mentoria, entre outros, até se tornar um produto turístico disponível no mercado. Isto não existe em mais sítio nenhum do mundo!”. 

O diretor executivo do NEST falou também sobre os desafios que a inovação coloca ao setor da restauração, em particular dentro do universo HORECA, com muitos indicadores de que os negócios têm um caminho de crescimento que pode mudar os modelos de gestão e desenvolvimento.

A segunda edição do BOOST, Building Better Future, iniciativa do Nest – Centro de Inovação do Turismo, que este ano decorreu a 16 e 17 de janeiro na Casa da Música (Porto) e na Casa da Arquitectura (Matosinhos), respetivamente. O evento, que junta entidades nacionais e internacionais de diversas áreas, para explorar as rápidas mudanças do setor e oportunidades que vêm com elas, e qual o seu impacto em campos como o da saúde e bem-estar, a mobilidade, a gastronomia, a capacitação das pessoas, a sociedade e o meio ambiente teve este ano a assinatura “Purposeful Tourism Edition” (Edição Turismo com propósito).

PUB

Mais Artigos