AZORES Tourism Talks: sustentabilidade, digitalização e inteligência artificial – que rumo?

Set 19, 2023

Missão cumprida na Ilha Terceira, Açores: evento da AHRESP e da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo teve casa cheia de empresários locais para assistir e participar em temas emergentes: sustentabilidade, digitalização e inteligência artificial. A iniciativa foi realizada no âmbito do projeto Qualprotur (Qualificação e Promoção da Oferta Turística), com o cofinanciamneto do Programa Operacional Açores 2020

Seis meses após ter realizado o Fórum para a Valorização das Profissões, em Ponta Delgada, a AHRESP regressou ao arquipélago com a iniciativa AZORES Tourism Talks, numa organização conjunta com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), que se realizou nos dias 13 e 14 de setembro, na Ilha Terceira, no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo.

A sessão de abertura contou as intervenções de Álamo Meneses, presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, Marcos Couto, presidente da CCAH, Carlos Moura, presidente da AHRESP e Bruno Belo, Diretor do Empreendedorismo e Competitividade, em representação do Governo Regional dos Açores [veja o resumo das intervenções AQUI ou no vídeo abaixo e fique atento(a) a novos artigos sobre o evento].

Cumprindo a sua missão de descentralização e proximidade aos empresários da restauração e alojamento turístico, esta foi uma oportunidade para a AHRESP conhecer melhor as ambições dos empresários açorianos e poder atuar em conformidade com as especificidades locais. Como referiu Carlos Moura, “a AHRESP não afronta os poderes, seja o poder central, os poderes regionais, municipais ou parlamentares. A associação confronta poderes com propostas sérias, válidas e oportunas. É das primeiras entidades a propor um dossier de soluções face às questões que envolvem os setores de atividade que representamos”.

Primeiro painel | “Novos Desafios da Sustentabilidade no Turismo”

Luís Castro (Moderador) | Leonor Picão (Diretora Coordenadora da Estrutura de Sustentabilidade do Destino Turístico – Açores DMO) | Pedro Rosa (Azul Singular) | Carolina Mendonça (Coordenadora da Estrutura de Sustentabilidade do Destino Turístico – Açores DMO) | Bruno Belo (Diretor Regional do Empreendedorismo e Competitividade)

Sendo os Açores o primeiro arquipélago sustentável do mundo, este debate reuniu as reflexões dos oradores sobre os desafios que este importante estatuto coloca à região, nomeadamente na capacidade de resposta à procura turística, concluindo-se que este estatuto significa que os Açores estão no caminho certo, mas não são 100% sustentáveis, pelo que há que continuar o caminho, Também foi abordado o papel do Turismo de Portugal na mobilização de todos os agentes e da sociedade civil na promoção da sustentabilidade, assim como nos novos sistemas de incentivos para as empresas açorianas, das quais Leonor Picão destacou o Programa Empresas Turismo 360º.

Segundo Painel | “Digitalização na Restauração e Alojamento”

Moderador (Luís Castro) | Francisco Lavrador (Founder Softadvice) | Marcelo Nascimento (Head of Security AGAP2IT) | Pedro Godinho (Green Kitchen)

O painel deu enfoque especial ao impacto que a digitalização tem tido nas operações e nos processos das empresas de restauração e hotelaria. Ainda na infância da digitalização, as empresas do canal HORECA têm hoje à sua disposição uma multitude de opções que lhes permitem tornar mais eficientes as operações. Ficou, contudo, a mensagem de que a tecnologia é uma ferramenta vital na gestão quotidiana, que acarreta alguns perigos emergentes, nomeadamente ao nível da segurança, e que deve ser usada com o apoio de quem mais sabe. Os três oradores demonstraram no dia seguinte, dedicado aos workshops, como é possível ajudar os empresários. Em artigo próximo, o Magazine de Negócios AHRESP irá detalhar estas demonstrações e os benefícios que os associados AHRESP terão neste contexto.

Terceiro Painel “Inteligência Artificial ao Serviço do Turismo”

Luís Castro (Moderador) | Nuno Abranja (Professor de Turismo no ISCE) | Tiago Maduro Dias (Itinerários Turísticos Personalizados) | Paulo Rocha (Aplicação Bull fight Finder)

Este painel abordou os processos e os desafios da aplicação da inteligência artificial (IA) nas empresas de restauração e hotelaria. Foi colocada a questão hipotética de uma jornada turística totalmente digital: será que um turista, desde a marcação da viagem, até a um TVDE, à receção de um hotel, ao cardápio do restaurante e serviço de mesa poder no futuro ser todo feito sem presença humana, entende esta jornada como uma boa experiência? Foi consentâneo que não. IA e robótica poderão ser, e certamente já são e serão, aliados na eficiência das operações, nomeadamente na personalização das experiências, mas a intervenção humana na jornada turística será sempre uma mais-valia, desejavelmente apoiada na qualificação das pessoas que já trabalham nos setores HORECA, recorrendo à IA como uma ferramenta de apoio às atividades turísticas. Tudo dependerá no futuro do tipo, volume e objetivos das operações de restaurantes e hotéis.

Cláudia Chaves | Presidente da Delegação AHRESP Açores: No encerramento do primeiro dia, Cláudia Chaves, manifestou sentimento de “missão cumprida”, que justificou com “o desígnio de a nossa associação descentralizar os seus serviços numa lógica de proximidade aos empresários. Por mais que queiramos que os Açores sejam uma só realidade, não é bem assim. Cada ilha tem as suas especificidades e só estando perto é que conseguimos perceber o que é que os nossos empresários precisam”.

Este evento, de organização conjunta entre a AHRESP e a CCAH, contou com o cofinanciamento do Programa Açores 2020, no âmbito do projeto Qualprotur (Qualificação e Promoção da Oferta Turística), e com os apoios das câmaras municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória. Makro, Nestlé Professional e Sumol+Compal são os patrocinadores principais.

PUB

Mais Artigos