Há muito que a AHRESP tem vindo, de forma persistente, a defender que o capital humano é o verdadeiro motor do Turismo. Nesse contexto, promovemos recentemente uma pequena grande mudança que ilustra bem este compromisso: a substituição das designações de “empregado de mesa” por “assistente de sala” e de “chefe de mesa” para “ chefe de sala”. São pequenos passos, mas determinantes num caminho que é longo, e urge ser percorrido.
O conceito da campanha reforça exatamente a nossa visão: o Turismo não se faz apenas de paisagens e monumentos, mas da hospitalidade, do detalhe e da paixão com que os profissionais acolhem cada visitante. São guias, chefs de cozinha, rececionistas, barmaids, chefs de pastelaria, animadores turísticos, assistentes de sala, escanções, housekeeping managers, diretores de hotel ou revenue managers — todos protagonistas de experiências únicas e memoráveis.
Portugal é hoje um dos destinos turísticos mais prestigiados do mundo, mas o verdadeiro diferencial está nas pessoas. Esta campanha presta-lhes uma justa homenagem, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade e o futuro do turismo, inspirando novas gerações a escolherem carreiras no turismo.
Com esta iniciativa, o Turismo de Portugal reafirma o valor das pessoas no centro da atividade turística — um princípio defendido pela AHRESP desde sempre. Valorizar quem está por trás de cada gesto, cada sorriso e cada serviço é garantir um turismo português mais forte, mais humano e preparado para o futuro.