Centro Interpretativo Ovelha Serra da Estrela inaugurado em Seia

Dez 12, 2023

Projeto do Grupo O Valor do Tempo é uma homenagem à ovelha bordaleira, raça autóctone da Serra da Estrela. Instalado em Santa Marinha, Seia, o Centro Interpretativo dá a conhecer a importância económica, histórica e cultural do ovino na região

© 2023 CIOSE

Já está de portas abertas o Centro Interpretativo da Ovelha da Serra da Estrela (CIOSE), um projeto do Grupo O Valor do Tempo, inaugurado no número 2 da Rua Direita, em Santa Marinha, no concelho de Seia.

Um edifício antigo, da primeira metade do século XVIII, que chegou a servir de Casa da Câmara, de Cadeia e de Tribunal, é agora um espaço é uma homenagem à ovelha bordaleira, raça ovina autóctone da Serra da Estrela, assim como o trabalho dos pastores. Em três pisos, os visitantes podem ficar a conhecer as rotas da transumância, a origem e percurso da ovelha e os produtos endógenos que lhe estão na origem, como a lã e o queijo Serra da Estrela, iguaria com 1300 anos de história e com Denominação de Origem Protegida.

Numa nota divulgada nas redes sociais, o Grupo O Valor do Tempo descreve o CIOSE como um lugar «que tem como missão preservar, divulgar e valorizar» uma raça da qual existem hoje 21.500 animais.

Depois da abertura do Museu do Pão, em 2002, o CIOSE é mais um projeto de promoção da cultura e dos costumes da região onde se insere a Serra da Estrela. A inauguração decorreu no passado dia 8 de dezembro, numa cerimónia presidida por Sua Excelência Senhor Dom Manuel Felício, Bispo da Guarda.

PUB

Mais Artigos