Comendador Rui Nabeiro, a excelência e o empreendedorismo ao serviço de todos

Mar 21, 2023

Faleceu este domingo, aos 91 anos, o Comendador Rui Nabeiro, deixando ao país e ao mundo um legado inigualável. Em 2015, na primeira edição dos Prémios AHRESP, o empresário por todos admirado, foi distinguido com o Prémio Excelência

Nome incontornável na história do empreendedorismo em Portugal, e no mundo, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro faleceu no domingo dia 19 de março, no Hospital da Luz, em Lisboa, na sequência de problemas respiratórios.

Nesta hora de grande pesar, a AHRESP recorda e destaca o legado inigualável e incalculável, que também muito contribuiu para as nossas atividades do canal HORECA.

Com um percurso profissional de mais de 70 anos, o Comendador Rui Nabeiro ficou na liderança da sociedade familiar Torrefação Camelo com apenas 17 anos, após a morte do pai. Em 1961, fundou a Delta Cafés, hoje um grupo com cerca de quatro mil trabalhadores, duas dezenas de empresas e presente em 40 países.

Reconhecido unanimemente como um empresário ímpar, mereceu ao longo da vida e na hora do seu desaparecimento os mais rasgados elogios por toda a sua obra. Em 2015, na primeira edição dos Prémios AHRESP, o Comendador Rui Nabeiro foi distinguido com o Prémio Excelência pela sua grandiosa obra que ajudou a projetar e a desenvolver as empresas dos setores da hotelaria, restauração e similares em Portugal.

 

A 9 de Junho de 1995, Mário Soares, na altura Presidente da República, atribuiu-lhe o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial. No dia 5 de janeiro de 2006, recebeu do então chefe de Estado Jorge Sampaio o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

A Câmara Municipal de Campo Maior, terra natal do Comendador Rui Nabeiro, decretou cinco dias de luto municipal. A autarquia de Elvas também decretou três dias de luto municipal.

As cerimónias fúnebres iniciaram-se nesta segunda-feira, com velório na Igreja Matriz de Campo Maior. A missa de corpo presente realizou-se na terça-feira, pelas 12h00, na mesma igreja, antes do cortejo fúnebre que seguiu até ao Cemitério Municipal de Campo Maior.

A AHRESP presta eterna homenagem ao Comendador Rui Nabeiro e apresenta sentidas condolências à família.

Recordamos em vídeo a presença do Comendador nos Prémios AHRESP 2015.

 

PUB

Mais Artigos