Pastelarias, padarias, restaurantes, hotéis e similares podem então entrar na corrida d’O Melhor Pastel de Nata 2024 e fazer a inscrição na página oficial do evento – www.melhorpasteldenata.pt, bem como, consultar o respetivo regulamento de prova.
E como serão avaliados os pastéis de nata? De acordo com Virgílio Nogueiro Gomes, gastrónomo e presidente do júri, serão pontuadas características como “Aspeto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global”.
Após a fase de inscrições, decorrerá a fase de prova-cega, nos dias 11, 12 e 13 de setembro, na Manja Marvila. A grande final, com os 12 estabelecimentos finalistas, decorrerá dia 30 de setembro, no Congresso de Cozinha, nos Nirvana Studios, em Oeiras.
Recorde-se que em 2023, o pastel de nata vencedor da prova foi o da Confeitaria Glória, na Amadora. Nos últimos anos, fazem ainda parte do lote de vencedores a Padaria da Né, a Casa do Padeiro, a Pastelaria Aloma, a Pastelaria de Santo António, a Pastelaria Alcoa, entre outros estabelecimentos que podem ser consultados aqui.
A prova O Melhor Pastel de Nata é organizada pelas Edições do Gosto e por Virgílio Nogueiro Gomes. Tem como patrocinador principal a Câmara Municipal de Oeiras e conta com o apoio da DIG-IN