SUSTENTABILIDADE: UTOPIA OU SOBREVIVÊNCIA? é o mote do congresso da AHRESP em 2022, que decorre hoje e amanhã, dia 15 de outubro, no Convento de São Francisco em Coimbra.
Um formato inédito, com duas sessões plenárias, 22 sessões paralelas e mais de 60 oradores convidados para o mais nobre evento que a Associação realiza este ano. A questão tema é o ponto de partida para um amplo debate em que o foco está nos diversos setores da atividade turística, fundamental para o país como tem vindo a ser sublinhado por vários atores políticos e económicos, e, também por isso, merece toda a atenção, não só no que tem a ver com os problemas mas também com as soluções necessárias e urgentes para que a atividade turística possa continuar a fazer o que tem feito nos últimos anos: a alavancar a economia nacional sem ruturas ou sobressaltos.
Todos os players do mercado – profissionais, empresários, parceiros, académicos e políticos – estarão focados em analisar o passado recente, o presente e os caminhos do Turismo a curto e médio prazo. No vídeo de abertura do Congresso, a AHRESP faz uma síntese da sua atividade e os momentos mais marcantes do último ano, na sequência do período mais duro para as empresas do Turismo, e os desafios que os setores HORECA enfrentam no futuro próximo. Identificamos problemas e propomos soluções.
“Temos a resiliência no ADN. AHRESP, há 127 anos a promover o Turismo nacional.”
Transmissão em streaming
Carlos Moura, Presidente da direção da AHRESP, abre os trabalhos do Congresso que começa esta sexta-feira, seguindo-se intervenções de Pedro Machado (presidente da Turismo do Centro de Portugal), José Manuel Silva (presidente da Câmara Municipal de Coimbra), António Costa e Silva (Ministro da Economia) e Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República).
Nas várias sessões ao longo dos dois dias , também vão estar presentes Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, e Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho.
Com grande expectativa são aguardadas as intervenções de Francisco Calheiros da CTP, António Saraiva da CIP e João Vieira Lopes da CCP, bem como um conjunto de especialistas, académicos e protagonistas dos diversos setores, que se preparam para enfrentar uma eventual tempestade prevista para este inverno.
Sustentabilidade económica – a transformação dos negócios; reforma fiscal – um contributo para a competitividade; sustentabilidade ambiental – fator crítico para os negócios; TASCA – identidade internacional da restauração portuguesa são alguns dos temas em debate.
Pode assistir à emissão em direto dos diferentes painéis nos seguintes canais:
- Youtube AHRESP: www.youtube.com/user/AHRESP
- Facebook AHRESP: www.facebook.com/AHRESP
- Website oficial AHRESP: https://ahresp.com/
- Website Congresso: www.congressosahresp.pt/