Qual a importância que atribui à realização do Congresso AHRESP 2022 no atual contexto económico?
Numa altura em que o turismo e a hotelaria enfrentam grandes desafios para o futuro, este Congresso vem na hora certa pois permitirá uma discussão entre os diferentes atores desta importante fileira do papel que as novas variáveis estratégicas – sustentabilidade, digital, inovação e cooperação empresarial – terão no futuro. Depois da crise da pandemia, a retoma tem sido a marca deste novo tempo que estamos a viver, mas importa avaliar em conjunto as condicionantes de incerteza que estamos a viver e o nível de capacidade de resposta que poderá ser dado – com qualidade e inovação na oferta e uma aposta clara na qualificação dos recursos humanos e das respetivas organizações.
Sustentabilidade: é uma utopia ou uma questão de sobrevivência? Porquê e quais os vetores de sustentabilidade mais vulneráveis?
A sustentabilidade passou há já algum tempo a ser uma marca de referência da nossa sociedade e economia. O processo de criação de valor estratégico na fileira do turismo e da hotelaria passa cada vez mais pela capacidade de fazer dos recursos endógenos um driver de branding estratégico nos mercados internacionais e conseguir fazer refletir na qualidade da oferta esse plus percecionado. Não é, pois, uma utopia, antes um ativo de grande potencial. que tem de ser integrado de forma inteligente na cadeia de valor, num processo de inovação aberta que envolva os diferentes stakeholders do ecossistema, desde fornecedores a clientes, Ser sustentável deve ser cada vez mais um “state of mind” que projete uma cultura estratégica centrada na confiança e ambição do setor para o futuro.
QUERO INSCREVER-ME NO CONGRESSO AHRESP 2022!