“Aveiro tem o maior gosto em receber o Congresso da AHRESP de 2024, nesta parceria da Câmara Municipal de Aveiro com a associação, que marca a reflexão sobre o futuro dos setores do alojamento turístico e da restauração, do Turismo no nosso país. Turismo, que é um contribuinte muito relevante para a atividade económica, mas em especial um contribuinte para a felicidade dos cidadãos que precisam de ter nesta atividade uma parte da ocupação da sua vida.
O lema que a AHRESP escolheu é particularmente feliz: GESTÃO É TER O CORAÇÃO DO LADO CERTO. É uma afirmação que enquadra a qualidade, em todos os aspetos, de quem recebe num restaurante, num hotel, ou num museu municipal, mas também engloba aquilo que faz uma diferença muito relevante a quem conta as histórias de uma terra, que é termos a alma e o coração, tão típico e tradicional, do saber receber dos portugueses, que temos de honrar a cada dia e a cada momento. Porque esse é um instrumento diferenciador muito importante de Portugal como destino turístico. Portanto, este lema, tão feliz e profundo, tem de nos ajudar a fazer melhor no futuro, porque, obviamente, o crescimento que queremos continuar a fazer é quantitativo, mas tem de ser simultaneamente qualitativo para que o setor continue a ser interessante, tanto para as empresas privadas que nele estão, como no peso que a atividade tem como contribuinte económico para o país.
Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura em 2024. Temos dado o nosso contributo, com uma atividade muito intensa, para que a cultura portuguesa seja mais conhecida, mais participada, e é assim que vamos continuar até ao último dia do ano. Todos estão convidados para viverem connosco os inúmeros eventos que temos agendados neste último trimestre do ano.
Entregaremos com muito gosto a Braga a responsabilidade de dar palco à cultura portuguesa, que é ela própria um instrumento muito importante de diferenciação e de atração dos territórios. Nesta parceria das câmaras municipais com as empresas privadas que trabalham o turismo, vamos seguramente continuar a cuidar da elevação da qualidade de vida dos nossos cidadãos, continuar a receber bem e a dar qualidade de vida aos turistas que, em períodos mais curtos ou mais longos, frequentam os nossos territórios. Queremos que este Congresso seja um marco importante para Aveiro e para AHRESP.
Venham, sejam todos muito bem-vindos.”