DIÁRIO DE NOTÍCIAS | “Eleições europeias – sempre importantes, mas porquê?”

Jun 12, 2024

No seu artigo de opinião regular no Diário de Notícias, Ana Jacinto reflete sobre a importância das eleições europeias, assente no facto de que a "legislação da UE abrange as prioridades das pessoas e empresas: ambiente, segurança, migração, políticas sociais, direitos dos consumidores, economia, Estado de direito e muitas mais". E todos os assuntos de relevância nacional comportam também uma perspetiva europeia

LEIA O ARTIGO DE OPINIÃO NA ÍNTEGRA NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS – AQUI

EXCERTOS DO ARTIGO

“A legislação da UE abrange as prioridades das pessoas e empresas: ambiente, segurança, migração, políticas sociais, direitos dos consumidores, economia, Estado de direito e muitas mais. Atualmente, todos os assuntos de relevância nacional comportam também uma perspetiva europeia.

São inúmeros os exemplos de regras que temos de cumprir e que advêm de Diretivas, que mais tarde são transpostas para a nossa legislação nacional, ou de Regulamentos que se aplicam diretamente. Muitas são as leis, obrigações, regras e metas, decididas na Europa, que não deixam grande margem para que as possamos mudar, e daí a importância dos nossos deputados(as) europeus, que podem e devem influenciar o parlamento, no melhor interesse de Portugal. Basta dizer que há domínios ou áreas políticas, onde cerca de 50% da legislação dos Estados-membros advêm de legislação europeia.

No Parlamento Europeu, dos 720 eurodeputados(as), hoje temos 21 portugueses(as) e o que esperamos é que façam um bom trabalho. Que tenham um contributo ativo. Que façam as perguntas certas e conquistem a confiança dos pares, que entendam o que é fundamental para Portugal e encontrem os compromissos certos entre os interesses nacionais e os interesses europeus, que concedam o seu voto …. mas para verem a sua posição refletida nos textos finais.”

PUB

Mais Artigos