Filomena Grave | Distinguida nos Prémios AHRESP 2022 com o PRÉMIO PROFISSIONAL DO ANO
Filomena Sacramento dos Santos Grave, do Restaurante “Dona Mena”, foi este ano premiada como Profissional do Ano dos Prémios AHRESP.
Filomena dedica-se à divulgação da cozinha tradicional portuguesa na “extensão” da sua casa, que é o seu restaurante. Os seus pratos despertam, acima de tudo, memórias. Na sua casa, são cozinhados e experimentados pratos tradicionais portugueses, que dependem dos ingredientes disponíveis no dia. De uma família descendente de padeiras de Vale de Ílhavo (e da Lavandeira), Dona Mena reaviva a confeção de receitas tradicionais locais e utiliza produtos endógenos na região de Ílhavo e de Vagos.
Além de excelente cozinheira, que colocou a plateia dos Prémios AHRESP de pé, em sua homenagem, Filomena dos Santos Grave foi ainda responsável, juntamente com outros promotores (Olga Cavaleiro, Marta Gaspar, Manuel Firmino Dias, Luís Filipe Brás, João Figueiredo, Manuel Fernando Ribeiro e Rui Daniel Amorim) pela promoção do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa em 2016 e é membro fundadora da Confraria Gastronómica “As Saínhas”.