“É com grande honra que o Algarve recebe, em 2025, as celebrações do Dia Nacional da Gastronomia. A AHRESP é uma entidade de referência no setor e a sua presença mais ativa e dinâmica na região é muito bem-vinda”, Começou por afirmar André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, em entrevista ao Magazine de Negócios AHRESP.
A realização do Dia da Gastronomia está agendada para 26 de julho de 2025, em Albufeira, e tem como objetivo valorizar a gastronomia enquanto componente estratégica da oferta turística. “A gastronomia tem um papel estruturante na experiência turística. É transversal a todos os segmentos e motivações de visita, sendo um elemento diferenciador e qualificador da nossa oferta, com forte ligação à dieta mediterrânica e aos estilos de vida saudáveis”, destacou André Gomes.
O Congresso da AHRESP, que deverá realizar-se em outubro de 2026, em Lagoa, terá lugar no novo Centro de Congressos da cidade, atualmente em fase final de requalificação, cuja conclusão está prevista para setembro deste ano. A expetativa é que este seja um dos primeiros grandes eventos a ser acolhido pela nova infraestrutura. “O Congresso representa não só uma oportunidade de visibilidade para o Algarve, como também um momento privilegiado para os empresários do setor, particularmente da restauração e do alojamento turístico, se aproximarem da AHRESP e identificarem na associação uma entidade que os representa e apoia”, referiu ainda André Gomes.
Segundo o presidente do Turismo do Algarve, a realização destes dois eventos permitirá desmistificar qualquer ideia de afastamento entre a associação e a região. “Estas iniciativas comprovam o compromisso da AHRESP com o território e representam um passo importante para uma maior proximidade institucional e associativa”, concluiu