From Start-to-Table 2022: Candidaturas abertas desde 11 agosto

Ago 11, 2022

O From Start-to-Table, programa de aceleração da Startup Lisboa para startups ligadas ao ecossistema da restauração, tem candidaturas abertas para mais uma edição, este ano focada na tecnologia para restauração e novos produtos de Food & Beverage sustentáveis

Desde 2018, o From Start-to-Table já acelerou mais de 90 projetos inovadores nas suas duas áreas em foco: Tecnologia para Restauração e Novos Produtos de Food & Beverage Sustentáveis. As candidaturas estão abertas até ao dia 25 de setembro e os vencedores de cada categoria ganham 10 mil euros.

De acordo com a Startup Lisboa, podem candidatar-se pessoas ou startups (constituídas há menos de cinco anos), portuguesas ou estrangeiras, que tenham um projeto de tecnologia para a restauração ou novos produtos desde que tragam inovação ao setor – alinhados com objetivos de sustentabilidade ambiental, social e económica. Numa primeira fase, os projetos pré-selecionados serão apresentados a um júri que escolherá até 20 equipas para integrarem o programa.

Procura-se na edição de 2022…

….Tecnologia para restauração…

“Food loves Tech”. A comida cada vez gosta mais de tecnologia. É verdade, os restaurantes não precisam só de boa comida, de boa localização e de bons clientes, precisam de ferramentas que ajudem a gerir os recursos humanos, o desperdício, o stock, as entregas, as encomendas, os menus, as reservas, os pagamentos, o marketing e até às críticas dos clientes. Aqui falamos de apps, de softwares e de robótica, para ter ‘smart kitchens’, restaurantes mais eficientes, mais sustentáveis, mais amigos do cliente e do planeta. E também falamos de produtos que são usados na cozinha e à mesa, como utensílios ou material de apoio. Tudo o que seja tecnologia que modernize o setor e ajude a libertar quem trabalha em restauração – do chef ao empregado de mesa – para o que é mais importante: o cliente e a comida.

….e novos produtos de Food & Beverage sustentáveis

A verdadeira inovação vai, muitas vezes, para além da tecnologia. E quando se acha que os restaurantes são “sempre a mesma coisa”, eis que surgem novos empreendedores e projetos que ambicionam colocar no mercado novos produtos de F&B que têm um impacto positivo ao nível ambiental, social e económico. Esta categoria foi pensada para quem procura criar produtos que marquem pela diferença que têm a nível local e global. Falamos de produtos de caráter responsável e sustentável, novas formas de consumir e produzir, e ainda alternativas e ingredientes que nos façam ser melhores e fazer melhor. Projetos com compromisso e dever, que inspiram a comunidade.

As candidaturas decorrem ao longo de oito semanas e as startups finalistas vão trabalhar na prototipagem e validação do seu produto e terão acesso a um amplo painel de especialistas, mentores e investidores do setor e representantes do ecossistema da restauração em Portugal, que são fundamentais para a concretização do programa, entre eles a Delta Cafés, Sagres, Zomato e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, contando também com o apoio institucional do Turismo de Portugal.

Ao longo das quatro últimas edições, o programa contou já com mais de 400 candidaturas, de mais de 30 países, e foi responsável pela aceleração de mais de 90 projetos e negócios. A última edição registou a maior participação de equipas internacionais, tendo sido um dos vencedores um empreendedor cipriota com a startup Blend.

Consulte o site do From Start-to-Table AQUI e conheça mais novidades sobre a edição de 2022.

 

PUB

Mais Artigos