Inflação na Restauração e Similares mantém-se nos 6%

Mai 24, 2024

Apesar da tendência de desaceleração da inflação global, é ainda notório o seu desequilíbrio nos produtos alimentares

Dados do Índice de Preços no Consumidor (IPC) do Instituto Nacional de Estatística (INE), sobre “Restaurantes, Cafés e Estabelecimentos Similares” em abril registou-se uma inflação de 6%, ligeiramente inferior à registada em março (6,3%).

A inflação global a nível nacional fixou-se em 2,2% no último mês, inferior em 0,1 pontos percentuais em comparação com março, mantendo um comportamento sem grandes oscilações nos últimos meses, em linha com as previsões do Banco de Portugal (inflação de 2,4% em 2024 e 2% em 2025).

Apesar desta tendência de desaceleração da inflação global, é ainda notório o seu desequilíbrio na inflação sobre os produtos alimentares. O aumento dos preços relativos à eletricidade continua a sobressair, com uma variação de +17% em abril de 2024, uma das rubricas mais críticas para o setor da restauração e similares e do alojamento turístico.

Face a estes elevados encargos relativos à operação diária dos restaurantes e similares e dos alojamentos turísticos, em particular, com a eletricidade, a AHRESP continua a sensibilizar para a necessidade de as empresas adotarem novas medidas para a maior eficiência energética, promovendo não só a sustentabilidade da sua atividade, mas um maior e equilibrado controlo de custos.

Nesse sentido, a AHRESP desenvolveu a Plataforma e2R – Eficiência Energética para a Restauração, disponível brevemente aqui .

Para questões relativas à Plataforma e2R, contacte os Serviços da AHRESP, através do número e telefone 213 527 060.

Mais informações disponíveis em  https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=646057272&DESTAQUESmodo=2 .

PUB

Mais Artigos