IV ÁGORA | Linda Pereira – “Queremos bons líderes do futuro, mas temos de educar toda uma cadeia de valores”

Nov 30, 2024

Em declarações ao MAGAZINE DE NEGÓCIOS AHRESP, Linda Pereira, presidente do "IV ÁGORA on Education, Leadership, and Employment", admite que há um longo caminho a percorrer num mundo onde se encontram sete gerações em simultâneo, com desafios de conhecimento e tecnologia, que não se compadecem com a falta de capacitação e de educação. Uma tarefa que cobre todos os quadrantes da sociedade, a começar pelas famílias. Veja a entrevista e conheça a rumo do ÁGORA, uma plataforma para a qual pode contribuir 365 dias por ano

Depois de Badajoz, Madrid e Coimbra, Oeiras foi a vila escolhida para receber o “IV International Ágora on Education, Leadership, and Employment“, organizado pela CPL Meetings & Events. Linda Pereira, presidente do fórum, que decorreu no Tagus Park, anuncia que o evento irá regressar a Espanha, em 2025, mas mais “musculado”.

De um espaço de reflexão dos vários quadrantes da Sociedade, o ÁGORA evoluiu para um think tank, onde o mais relevante é “juntar as academias e os setores público e privado para falarem sobre todos os assuntos que respeitam às lideranças, à educação, à tecnologia. Cada um opera  na sua ‘bolha’, mas há, seguramente, a vivência de problemas transversais, que só são identificados quando todos se ‘sentam’ à mesma mesa”, justifica Linda Pereira.

Deste modo, acredita que “estamos, agora, a produzir não só os trabalhadores do futuro, mas também as lideranças do futuro. E o facto é que as coisas não estão a correr bem: não estamos a saber lidar com mudanças transformadoras que decorrem no presente, e não estamos a criar líderes que nos inspirem a aprendermos a lidar com elas”. Por isso, crê que é “urgente ultrapassar este medo do diálogo público entre a política, a academia e as empresas” e identificar os “elos mais fracos” nesta comunicação, o que exige que todos se reúnam para debater, em conjunto, um rumo para o futuro da Sociedade. O “ÁGORA International Ágora on Education, Leadership, and Employment” assume-se, assim, como um espaço privilegiado para que este encontro aconteça.

Com muitas ações paralelas que decorreram nos três dias do evento, “foram discutidas soluções locais, que podem ser alavancadas para serem nacionais e até globais”, o que torna esta 4.ª edição do ÁGORA a “mais ambiciosa de sempre”. Os resultados do evento vão ser escritos e disponibilizados na plataforma do projeto, para que seja de consulta pública. Mas não só: todos somos livres de contribuir.

Siga a plataforma Ágora

PUB

Mais Artigos

Mulheres: 48 dias sem salário

Mulheres: 48 dias sem salário

⁸Apesar das iniciativas e legislação nacional, europeia e internacional que promovem a igualdade de género e salarial, as desigualdades persistem em Portugal. As mulheres ganham, em média, menos 13,2% do que os homens, o que equivale a 48 dias de trabalho anuais não...