Lançamento do Bairro Comercial Digital de Sesimbra

Set 8, 2025

A AHRESP, em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra, apresentou no dia 1 de setembro, na Fortaleza de Santiago, o Bairro Comercial Digital de Sesimbra — Uau Sesimbra!, um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que vai colocar a tecnologia ao serviço do comércio local

A sessão de apresentação contou a presença de Carlos Moura, presidente da AHRESP, Susana Brites de Barros, gestora do Bairro Comercial Digital de Sesimbra e vice-presidente da Direção da AHRESP, Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, João Narciso, presidente da Assembleia Municipal, e Laura Correia, presidente da Junta de Freguesia de Santiago.

Esta iniciativa traduz-se num salto decisivo para a modernização e transição digital do comércio, restauração e serviços, áreas centrais da atuação da AHRESP. O projeto vai disponibilizar aos empresários um conjunto de ferramentas digitais que incluem uma plataforma de comércio eletrónico (Marketplace) com pagamentos online, entregas ao domicílio, reservas de mesa e gestão de filas de espera, tornando os negócios mais próximos dos consumidores e preparados para os desafios atuais.

O Uau Sesimbra! integra também soluções ligadas à mobilidade, gestão de tráfego e estacionamento, sustentabilidade, espaço público e Wi-Fi gratuito, transformando a vila num território mais inteligente, acessível e competitivo.

Um dos fatores diferenciadores é a recolha e tratamento de dados em tempo real — desde fluxos de clientes e tráfego até períodos de maior procura —, permitindo que os empresários ajustem a sua oferta e otimizem a gestão dos seus negócios.

“Com o Bairro Comercial Digital de Sesimbra, demonstramos que é possível unir tradição e inovação. A AHRESP orgulha-se de ser parceira estratégica deste projeto, que será uma referência nacional na dinamização e modernização do comércio local”, afirmou Carlos Moura, presidente da AHRESP.

Carlos Moura sublinhou ainda que iniciativas como esta são essenciais para acrescentar valor às atividades económicas, lembrando que a AHRESP tem a responsabilidade de zelar pelos interesses dos empresários que representa.

Numa primeira fase, a implementação abrange o comércio tradicional da vila, mas está já prevista a expansão ao restante concelho, ampliando os benefícios e sinergias para todo o tecido empresarial de Sesimbra.

Com o lançamento do Bairro Comercial Digital de Sesimbra, a AHRESP reforça o seu compromisso em apoiar a transição digital e a inovação, garantindo que as empresas locais têm acesso a soluções que promovem competitividade, sustentabilidade e novas oportunidades de crescimento.

PUB

Mais Artigos