Mário Pereira Gonçalves distinguido com a Ordem Infante D. Henrique

Dez 2, 2022

A Versailles está de parabéns pelos seus 100 anos de existência, que comemorou no dia 26 de novembro, com convidados e surpresas especiais: numa noite recheada de história e estórias, o ponto alto foi para a atribuição da Ordem Infante D. Henrique ao Comendador Mário Pereira Gonçalves pelo Presidente da República, um dos principais responsáveis pela dinamização de décadas de atividade da emblemática pastelaria das 'Avenidas Novas' de Lisboa

Paulo Gonçalves e Isabel Paiva receberam a Ordem do Infante D. Henrique, em nome de seu Pai, Mário Pereira Gonçalves, atribuída (e entregue) pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Uma vida dedicada ao turismo, assim se pode resumir o percurso de Mário Pereira Gonçalves, que em 2000 recebe o grau de Comendador pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Em 2020 vence o Prémio Carreira, atribuído pelo Prémio Nacional de Turismo, e em outubro deste ano foi a vez do Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, atribuir a Medalha de Mérito Comercial ao Comendador Mário Pereira Gonçalves, numa cerimónia que decorreu na Pastelaria Versailles, em Lisboa, uma ‘casa’ de referência da cidade e um dos projetos do setor que floresceu nas mãos de Mário Pereira Gonçalves.

Mário Pereira Gonçalves tem um percurso associativo de décadas, tendo sido Presidente da AHRESP entre 1983 e o início de 2022

Foi no mesmo cenário que decorreu o jantar comemorativo dos 100 anos da Versailles, com convidados muito especiais, nomeadamente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que na ocasião atribuiu a Mário Pereira Gonçalves a Ordem do Infante D. Henrique, que distingue a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.

O Comendador, que presidiu à AHRESP de 1983 até ao início deste ano de 2022, foi fundador do CFPSA – Centro de Formação para o Sector Alimentar, representando desde então no Conselho de Administração, as associações empresariais protocoladas, teve uma vida dedicada à atividade empresarial do setor da restauração e similares. A Comenda do Infante D. Henrique é a distinção do empresário com um percurso associativo de grande longevidade (mais de quatro décadas), nobreza e contributos marcantes para o turismo nacional, que é hoje unanimemente considerada como uma das atividades económicas mais relevantes do país.

A distinção foi entregue por Marcelo Rebelo de Sousa a Isabel Paiva e Paulo Gonçalves, em nome de seu Pai, Mário Preira Gonçalves, num momento que a todos tocou, na ‘casa’, por excelência, do Comendador. A merecida homenagem a um empresário que se dedicou, defendeu e representou a atividade do turismo durante décadas.

PUB

Mais Artigos