Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais aumenta 4,8% até abril

Jun 20, 2024

Segundo os dados da atividade dos transportes divulgados pelo INE, os aeroportos nacionais movimentaram 19,6 milhões de passageiros nos primeiros quatro meses do ano (+4,8% face aos mesmos meses de 2023)
O Aeroporto do Porto regista o maior aumento de passageiros movimentados neste 1º quadrimestre comparativamente a igual período de 2023 (+5,6%), seguido pelo Aeroporto de Lisboa (+5,2%) e Aeroporto de Faro (+2,4%).
Em termos de representatividade, é no Aeroporto de Lisboa que se regista o maior número de passageiros movimentados até abril (10,5 milhões; 53% do total) e, logo em seguida, posiciona-se o Aeroporto do Porto (4,5 milhões; 23% do total) e o Aeroporto de Faro (2,1 milhões; 11% do total).
No ranking das principais nacionalidades de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais estão a França, ainda que tenha registado uma queda no número de passageiros desembarcados até abril (-2,4% face ao 1º quadrimestre de 2023; 1,2 milhões de passageiros). Reino Unido (+1,7%; 1,2 milhões) e Espanha (+1%; 1,0 milhões) posicionam-se em 2º e 3º lugar, enquanto a Alemanha (+8,6%; 700 mil) e a Itália (+2,2%; 481 mil) ocupam a 4ª e 5ª posição neste ranking dos 5 principais países de origem de passageiros desembarcados.
Esta evolução continua a demonstrar uma tendência de crescimento da procura internacional no nosso país, perspetivando-se que este comportamento se mantenha pela aposta em novos mercados emergentes através da criação de novas rotas aéreas, como exemplo, a Rota Seul-Lisboa pela Horean Airlines prevista para entrar em funcionamento em setembro de 2024.

PUB

Mais Artigos

Cuidar de quem cuida de nós

Cuidar de quem cuida de nós

Foi com esse espírito que a AHRESP desafiou a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) a estabelecer um protocolo de cooperação. O objetivo é, com planeamento, garantir que, nas situações mais críticas — incêndios florestais, catástrofes naturais ou acidentes de grande...