António Quaresma | Distinguido nos Prémios AHRESP 2022 com o PRÉMIO CARREIRA
António Quaresma nasceu em 1964, em Santa Marinha, Seia, na Serra da Estrela.
Licenciou-se em História, tema que o apaixona desde sempre, e criou, em 1996, o Grupo O Valor do Tempo, de que é Presidente desde então, um Grupo empresarial que se dedica a converter preciosidades históricas nacionais em experiências memoráveis, dignificadas e homenageadas em espaços cuidados, plenos de História e de magia, apresentando-as ao mundo de forma original.
O seu primeiro projeto foi o Museu do Pão, em Seia, que abriu ao público em 2002. No ano seguinte, António Quaresma ganhou a concessão de catering de três dos novos estádios construídos para o Campeonato Europeu de Futebol de 2004, um dos quais o Estádio da Luz, operação que mantém até hoje, e em 2012 abriu o Museu da Cerveja no Terreiro do Paço, um restaurante de gastronomia portuguesa onde viria a nascer o conceito Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra®, marca que se autonomizou em 2015 dando origem à Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que viria a complementar mais tarde com a aquisição da Quinta da Lagoa, na Serra da Estrela, com um rebanho próprio e produção artesanal de queijo Serra da Estrela DOP. Ainda em 2015, a Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, juntou-se ao Grupo O Valor do Tempo e António Quaresma criou um novo conceito de valorização das conservas portuguesas, colocando-as num patamar de excelência.
Sempre com o foco na História, na origem e na autenticidade, António Quaresma trouxe outras marcas para o seio do Grupo: Confeitaria Peixinho, a mais antiga Casa de Ovos Moles de Aveiro; Brasileira do Chiado, o mais icónico Café da capital e onde criou o jornal digital Mensagem de Lisboa; Joalharia do Carmo; Casa Pereira da Conceição e Silva & Feijóo.
Em 2021, inspirado pela Biblioteca Joanina de Coimbra, António Quaresma fez a sua primeira incursão na hotelaria com a insígnia Hästens Sleep Spa, um boutique hotel focado na sublimação do sono e abriu, em Lisboa, espaços exclusivamente dedicados a produtos regionais: a arte popular do Figurado de Barcelos e as Queijadas Finas de Sintra.
Atualmente, e mantendo a liderança de António Quaresma, o Grupo O Valor do Tempo detém 15 marcas em 40 espaços distribuídos por 14 cidades do país, em setores de atividades tão distintos quanto a museologia, a restauração, o retalho e a hotelaria, e que partilham, todos, de um denominador comum: Portugal.