A data foi assinalada num ambiente único, com vista sobre a vila de Óbidos, reunindo profissionais do setor, chefs, produtores, marcas e entidades institucionais, num momento de partilha, reflexão e prova em torno de um dos alimentos mais apreciados no mundo: o chocolate.
O evento teve lugar ao final da tarde, envolto numa atmosfera descontraída e acolhedora — o cenário perfeito para dar início às Chocolate Talks, momentos ricos em sabor e em ideias, moderados pela gestora AHRESP da Plataforma Nacional do Chocolate, Rita Isabel. Ao longo das conversas, mergulhou-se nos grandes desafios e nas oportunidades do setor em Portugal, com especial destaque para a valorização do chocolate como um produto com identidade, relevância económica e um potencial de inovação que derrete barreiras. Uma reflexão saborosa, recheada de conhecimento e partilha, que deixou no ar o aroma promissor de um futuro mais doce para o setor.
“A Plataforma Nacional do Chocolate tem como objetivo fazer a ponte com todos os intervenientes da cadeia de valor, desde os produtores e importadores de cacau até aos chefs. É essencial envolver todos os profissionais para dar escala, visibilidade e relevo ao nosso chocolate. Queremos, a partir de Óbidos, potenciar esta fileira em toda a sua dimensão.” Jorge Loureiro (vice-presidente AHRESP)
Hugo Coelho (Nordmann Portugal) inaugurou o painel com a intervenção “Cacau em Rutura: Desafios Globais, Impactos Locais”, abordando as tensões no fornecimento de matéria-prima e a necessidade de uma resposta coordenada e sustentável. Seguiu-se Francisco Siopa (Marca Siopa) com “Chocolate em Cena: Curadoria, Hotelaria e Emoção”, destacando o papel do chocolate na experiência gastronómica e hoteleira. A fechar, Bruno Santos (Óbidos Chocolate House) falou sobre “Chocolate de Raiz: Vender, Criar e Crescer no Território”, sublinhando a importância do enraizamento local e do empreendedorismo na valorização do produto.
-
-
Francisco Siopa (Marca Siopa), Bruno Santos (Óbidos Chocolate House), Hugo Coelho (Nordmann Portugal) e Rita Isabel (Plataforma Nacional do Chocolate)
-
-
-
Prova de Chocolate
-
Cocktail com Chocolate
O evento terminou de forma irresistível: com uma prova comentada de chocolates, conduzida por Bruno Santos. Entre aromas intensos e notas subtis, ficou a certeza de que Portugal tem muito para saborear — e ainda mais para mostrar — no universo do chocolate. Um final à altura de uma jornada feita de partilha, inspiração, qualidade e diversidade da produção nacional.
Estiveram presentes Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, José Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Félix, vereador da Câmara Municipal de Óbidos, Rui Ventura, presidente do Turismo do Centro e Luís Lourenço, inspector-geral da ASAE.
Sobre a Plataforma Nacional do Chocolate
Lançada em fevereiro de 2025 pela AHRESP, em parceria com a Câmara Municipal de Óbidos, a Plataforma Nacional do Chocolate nasce como uma rede colaborativa e inclusiva que une todos os elos da cadeia de valor do chocolate. Com o objetivo de posicionar Portugal como país produtor, inovador e exportador de talento, a Plataforma atua nos domínios da formação, certificação, inovação e promoção.
Mais do que um alimento, o chocolate é expressão de memória, afeto e arte. A Plataforma Nacional do Chocololate reconhece o seu valor estratégico para o desenvolvimento territorial, a promoção do turismo gastronómico e a dinamização de redes criativas. Apostando na qualidade, na origem e na identidade, a Plataforma defende um chocolate português com rosto, com história e com futuro.
Através de eventos como este, a Plataforma reforça o seu compromisso: criar pontes entre tradição e inovação, entre produtores e consumidores, entre o local e o global. Porque promover o chocolate português é também promover Portugal.