PIB cresceu 2,5% no 1º trimestre de 2023

Mai 3, 2023

Apesar do crescimento do PIB, ainda se verifica uma desaceleração do consumo privado e uma redução no investimento. Em sentido inverso, a procura externa líquida foi superior à registada no final de 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 2,5% no 1º trimestre de 2023 face ao mesmo período do ano passado, indicam os novos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

Apesar de o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB se ter mantido positivo no 1.º trimestre, este foi inferior ao que se registou nos últimos três meses de 2022, como consequência da desaceleração do consumo privado e da redução do investimento. Já quanto ao contributo da procura externa líquida, este também foi positivo no início de 2023 e superior ao registado no final de 2022. 

Em comparação com o 4.º trimestre de 2022, o PIB aumentou 1,6% em volume, refletindo o contributo positivo e expressivo da procura externa líquida, já que as exportações registaram um aumento de 13,3% no início de 2023. 

Segundo os dados do INE, verificou-se assim uma aceleração das exportações de bens e serviços e um abrandamento das importações de bens e serviços, ambas acima do que se tinha verificado no trimestre anterior.

Este panorama tende a promover uma maior confiança para o desempenho da economia portuguesa em 2023, que se espera que possa crescer acima dos 1,8% previstos pelo Orçamento do Estado, apesar da incerteza a nível internacional, conforme salientado pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

PUB

Mais Artigos