De acordo com os dados mais recentes da atividade turística, o Banco de Portugal revela que as receitas turísticas internacionais alcançaram 2.458,28 milhões de euros no acumulado dos dois primeiros meses de 2023, o que representa uma subida de 39,7% (+698,82 milhões de euros) em comparação com igual período de 2019.
Quando comparado com o início de 2022, quando foram alcançados 1.604,85 milhões de euros em receitas turísticas, este crescimento é ainda mais expressivo, passando a +53,2%. No entanto, neste caso, não se pode esquecer que os valores foram influenciados de alguma forma pela presença de algumas restrições devido à pandemia de covid-19 no início do ano passado.
Estes dados do Banco de Portugal reforçam uma tendência de crescimento e de recuperação da atividade turística, conforme já verificado também nos indicadores de dormidas e de hóspedes no alojamento turístico divulgados recentemente pelo INE (Instituto Nacional de Estatística). Existem assim perspetivas promissoras para os próximos meses, considerando que caminhamos para uma época de maior procura e dinâmica no setor.