O Seixal BEST – Balcão do Empresário dos Setores do Turismo vai entrar em funcionamento no próximo dia 8 de maio nas instalações da sede da Câmara Municipal do Seixal. Este novo serviço, apresentado no decorrer da BTL, é o resultado de um projeto conjunto entre a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) e autarquia seixalense, que na passada sexta-feira, 21 de abril, assinaram um protocolo de parceria.
O Seixal BEST foi criado para dar total apoio aos empresários das atividades turísticas através de atendimento presencial, que vai estar disponível todas as segundas-feiras, nas instalações da sede da Câmara Municipal do Seixal, durante o normal horário de funcionamento da autarquia.
Ciente da complexidade dos requisitos burocráticos, sobretudo de cariz legal e fiscal, que os empresários têm de cumprir, a AHRESP pensou neste serviço de proximidade com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas dos empresários que já desenvolvem a sua atividade ou que queres dar início a qualquer projeto no canal Horeca.
No Seixal BEST, a AHRESP tomará nota das necessidades do empresário e prestará todos os esclarecimentos inerentes ao funcionamento das empresas, tais como:
- Apoio nos licenciamentos de ocupação do espaço público, no âmbito das atividades do alojamento turístico e da restauração e bebidas;
- Apoio na instrução dos pedidos de operações urbanísticas relativas a empreendimentos turísticos;
- Prestação de informações e apoio sobre diversos aspetos que regem as atividades do alojamento turístico e da restauração e/ou bebidas.
Do protocolo assinado entre a AHRESP e a Câmara Municipal do Seixal também faz parte a promoção de ações de formação para gestores e trabalhadores das atividades turísticas.
O protocolo foi assinado pelo presidente da AHRESP, Carlos Moura, e pelo presidente da delegação de Setúbal da AHRESP, Daniel Piedade.
Carlos Moura agradeceu a aceitação e disponibilidade da Câmara Municipal do Seixal para apoiar e receber a iniciativa do Seixal BEST, reiterando que “o movimento associativo é mais eficaz e mais forte quando consegue criar e desenvolver redes colaborativas com as autarquias”.
Paulo Silva, presidente da autarquia do Seixal, afirmou que a necessidade de criação de um balcão de apoio aos empresários é reflexo do desenvolvimento e crescimento do concelho seixalense nos últimos anos. O autarca destacou ainda a relevância de um serviço como o Seixal BEST perante “a enorme burocracia exigida em Portugal para o licenciamento dos negócios necessários ao desenvolvimento do país”.