Taxa de inflação recua para 5,7% em abril de 2023

Mai 3, 2023

Dados da estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística preveem uma redução em 1,7 pontos percentuais da taxa de inflação em abril, face a março. Este será o sexto mês consecutivo em que a inflação recua em Portugal

As estimativas rápidas do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) indicam que a taxa de inflação terá diminuído para 5,7% em abril de 2023, valor inferior em 1,7 pontos percentuais ao observado no anterior mês de março (7,4%). 

Esta desaceleração da taxa de inflação mais acentuada de março para abril poderá ser explicada pelo efeito do aumento de preços da eletricidade, do gás e dos produtos alimentares que ocorreu em abril de 2022, prevendo-se que este seja o sexto mês consecutivo em que a inflação recua, ou seja, em que a subida de preços desacelera. A manter-se, esta desaceleração tenderá a criar melhores condições para o desenvolvimento do consumo interno. 

Efetivamente, a variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para 12,7% (-8,3 pontos percentuais face a março de 2023) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 14,1% (19,3% em março). 

Salienta-se ainda o facto de a grande maioria dos preços considerados no apuramento do IPC de abril de 2023 terem sido recolhidos antes da entrada em vigor da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais, sendo que os eventuais efeitos desta medida só deverão ter impacto no IPC em maio. 

 

PUB

Mais Artigos