Depois das celebrações em Mafra (2023) e na Sertã (2024), com o Pão e o Cabrito como os alimentos em destaque, respetivamente, o Dia da Gastronomia – Património Cultural, em 2026, irá homenagear os bivalves, em Albufeira, ícone da gastronomia algarvia.
“É com muito agrado que o Alentejo e o Ribatejo estão presentes este ano”, afirma José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. “Esta é mais uma celebração do Dia da Gastronomia – Património Cultural, uma oportuna iniciativa da AHRESP que, e bem, tem procurado descentralizar estas comemorações pelo país”.
A presença do Alentejo e do Ribatejo no evento reafirma o papel central que a gastronomia ocupa nas estratégias de promoção turística dos territórios. Com uma culinária reconhecida pela sua diversidade e autenticidade, as duas regiões têm vindo a desenvolver iniciativas de destaque no setor, tendo apostado em diversas iniciativas e eventos no território que têm contribuído para a promoção da excelência da gastronomia do país. Nota de destaque para o Alentejo e Ribatejo Food Love Fest, um festival que já vai na sua segunda edição, e que tem sido essencial para valorizar os produtos locais – vinhos, azeites – e o talento dos chefs e cozinheiros das regiões.
A visibilidade internacional da gastronomia alentejana tem vindo a crescer. Em 2024, o Alentejo foi distinguido por um portal especializado como o 9.º melhor destino gastronómico do mundo, e o melhor destino de turismo gastronómico de Portugal. “No Algarve, teremos mais uma oportunidade para promover a excelência da nossa gastronomia numa região fantástica, com quem partilhamos o compromisso de valorizar o que de melhor se faz à mesa em Portugal,” conclui José Manuel Santos.