TURISMO | Dormidas geraram 2,1 mil milhões de euros de proveitos até maio

Jul 25, 2024

Acumulado de janeiro e maio confirma as previsões do Turismo de Portugal: 2024 superará níveis de procura de 2023

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), de janeiro até maio o alojamento turístico em Portugal recebeu 27,7 milhões de dormidas e alcançou proveitos de 2,1 mil milhões de euros, ou seja
mais 12% face ao período homólogo de 2023. Dados promissores, que confirmam as previsões do Turismo de Portugal e mesmo da Organização Mundial do Turismo: em 2024 serão superados os níveis de procura e de receitas de 2023.

O crescimento nos proveitos do alojamento turístico é transversal a todos os segmentos, com as dormidas no Turismo do Espaço Rural a registarem um crescimento de 19%, no Alojamento Local uma subida de 14% e na Hotelaria mais 12%.

Os turistas do Reino Unido destacam-se, representando 3,5 milhões das dormidas em Portugal, seguidos pelos turistas da Alemanha, que representam 2,4 milhões de dormidas. Também os turistas dos Estados Unidos da América têm-se revelado um mercado promissor, pois representam 1,7 milhões de dormidas, ultrapassando assim a representatividade de mercados mais tradicionais, como a Espanha e a França. Destaca-se ainda o crescimento de outros mercados internacionais, como o Canadá, Dinamarca e Polónia.

PUB

Mais Artigos

Mulheres: 48 dias sem salário

Mulheres: 48 dias sem salário

⁸Apesar das iniciativas e legislação nacional, europeia e internacional que promovem a igualdade de género e salarial, as desigualdades persistem em Portugal. As mulheres ganham, em média, menos 13,2% do que os homens, o que equivale a 48 dias de trabalho anuais não...