Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.
Temas do dia
-
- Turismo quer perdão da dívida covid e orçamento anti-inflação – Associações do turismo temem que a inflação trave o crescimento do setor no próximo ano e reclamam alívio fiscal e incentivos ao emprego, numa altura em que governo e parceiros tentam fechar um acordo de rendimentos.
- Acordo com parceiros prevê reforço do Apoiar para alojamento e restauração – O acordo de Concertação Social, que é hoje assinado pelos parceiros sociais e o Governo prevê o reforço da medida Apoiar.pt para o alojamento, restauração.
- Empresas vão deixar de descontar 1% e pagar mais pelos despedimentos – O acordo de concertação social prevê o “fim” dos descontos para o Fundo de Compensação do Trabalho. As compensações por despedimento aumentam 16,6%, de 12 para 14 dias de salário por cada ano trabalhado.
- Governo promete atualizar escalões de IRS todos os anos – Além da atualização dos escalões do IRS em 5,1% no próximo ano (que por coincidência ou não está em linha com a inflação prevista pelo Conselho das Finanças Públicas), ou da reformulação do mínimo de existência, o Governo compromete-se com uma “atualização anual dos escalões de IRS que garanta o não agravamento fiscal em função dos aumentos salariais”. A promessa consta do acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos, salários e competitividade, assinado este domingo com os parceiros sociais, e deverá garantir atualizações dos escalões de imposto até 2026.
- Acordo de Concertação Social prevê mais 3.000ME no gás e eletricidade – O Governo vai injetar mais 3.000 milhões de euros nos sistemas de eletricidade e gás para limitar os preços da energia, prevê a versão final do acordo de Concertação Social que hoje será assinado pelos parceiros sociais.