Este ano, uma das grandes novidades do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém é o Troféu Portugal, que decorre na Praça dos Sabores, reunindo oito chefs de diferentes regiões, desafiados a valorizar os ingredientes locais em receitas inovadoras. O concurso promovido por Paulo Amado, das Edições do Gosto, decorrerá faseadamente entre os dias 21 a 24 outubro. Na sexta-feira, dia 25, o evento contará também com um grande momento de competição, com as gravações do programa MasterChef.
Com a curadoria do chef Rodrigo Castelo, nos dias 26 e 27, fim de semana, a Praça MAKRO vai ser palco de sabores protagonizados pelos chefs Lídia Brás, do restaurante Stramontana, em Vila Nova de Gaia, Hugo Freitas, do Solar dos Presuntos, em Lisboa, e pelo chef Louis Anjos, do restaurante Al Sud Palmares (uma estrela Michelin), do Algarve, tendo assim uma mostra de norte a sul. Nestes momentos gastronómicos, os chefs irão preparar uma entrada, um prato e uma sobremesa, em doses de degustação, que serão servidos às 40 pessoas inscritas para o efeito.
Numa reorganização geral do espaço da Casa do Campino, o Salão Nobre, no primeiro piso, será inteiramente dedicado aos vinhos de todas as regiões do país, e dinamizado pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinhos (AMPV). Aqui haverá dias especiais por região, com demonstrações enogastronómicas, para potenciar a harmonização e dar a conhecer o melhor de Portugal, destacando as várias regiões produtoras de vinho.
No espaço entre as Cavalariças, passará a estar a área dedicada aos fumeiros, onde os produtos tradicionais defumados da gastronomia portuguesa estarão em exposição. Como habitualmente, a mostra de artesanato estará nos claustros, oferecendo a oportunidade de apreciar e adquirir produtos artesanais que refletem a diferenciada cultura local.
Além da tradicional zona de restauração, que nesta edição terá 12 restaurantes representando diversas regiões do país. Diariamente, a par dos restaurantes, o festival convida a provar a melhor doçaria, os vinhos, os fumeiros, entre outras iguarias, além da mostra de artesanato e showcookings. O café Delta volta a marcar presença, com quiosques disponíveis em várias zonas do recinto. Durante todo o festival, haverá muita animação com música ao vivo.
A inauguração do festival incluirá também a entrega do Prémio Armando Fernandes, uma distinção da Academia Portuguesa de Gastronomia, que homenageia o escritor e promove obras dedicadas à culinária tradicional e ao património gastronómico português.
TOME NOTA
DATA: 17 a 27 de outubro
HORÁRIO: 12h00 às 24h00, com a zona lounge aberta até às 02h00 às sextas e sábados, exceto dia 27 de outubro, com horário de funcionamento entre as 12h00 e 19h00.
PREÇO: 2,50€ (entrada gratuita durante os dias de semana até às 18h00)