Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.
Tema do dia
-
- Mais de metade dos trabalhadores do turismo não quer continuar no setor – A dificuldade de contratação não é o único problema a assombrar o turismo. Mais de metade dos profissionais quer abandonar o setor num horizonte de cinco anos. Salários são um problema, mas não o principal, até porque o setor tem sido um dos estão a puxar pela recuperação económica do país no pós-pandemia, mas as bases do turismo são frágeis no que toca à capacidade de atrair e reter profissionais.
Outros
-
- Vieira da Silva: “Energia é muito mais importante que IRC – Se apenas tivesse um euro para apoiar as empresas, o ex-ministro Vieira da Silva diz que iria aplicá-lo a reduzir a fatura de energia e não a descer impostos.
- Reduzir IRC reforça competitividade fiscal, mas deve haver medidas direcionadas – Uma redução do IRC aumentaria a competitividade de Portugal a nível fiscal, dizem fiscalistas ouvidos pela Lusa, notando que, tão importante como esse sinal para fora, é atuar neste imposto com medidas que fomentem a capitalização e o investimento.
- Portugal é dos poucos países europeus a cumprir leis dos plásticos de uso único – Portugal é dos poucos países da União Europeia que implementou corretamente a diretiva sobre Plásticos de Uso Único, indica um relatório divulgado pela organização europeia Rethink Plastic Alliance.
- Apoio de 125 euros será pago a partir de 20 de outubro.
Restaurantes
-
- Lisboa. PSP e ASAE fiscalizam estabelecimentos de restauração e diversão – O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da 2.ª Divisão Policial, levou a cabo uma operação conjunta com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que teve como objetivo a fiscalização de estabelecimentos de restauração e de diversão noturna, nas freguesias lisboetas dos Olivais, Alvalade, e Marvila, no dia 21 de setembro.
- AL em Portugal regista valores superiores à pré-pandemia – A GuestReady, empresa que gere propriedades de aluguer de curta e média duração em vários países, indica que registou este verão, no Alojamento Local (AL) em Portugal, 15 vezes mais reservas do que em igual período de 2019 O portefólio da empresa também cresceu e hoje há quatro vezes mais propriedades do que no último ano pré-pandemia.
Outro
-
- Luís Marques Mendes analisou, no Jornal da Noite, a inflação e o aumento do custo de vida, a polémica em torno de uma eventual descida do IRC, o novo aeroporto, a guerra na Ucrânia e as eleições no Brasil.