AHRESP reuniu mais de 200 participantes na Jornada Regional do Centro

Abr 20, 2023

Empresários, especialistas e representantes de entidades públicas do Turismo reuniram-se esta quarta-feira, em Aveiro, para debater e partilhar experiências sobre o trabalho em rede. Presente no evento, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços garantiu que projetos de redes colaborativas terão ao dispor fundos europeus

O auditório do Parque de Exposições de Aveiro encheu-se por completo esta quarta-feira para receber a Jornada Regional do Centro AHRESP, uma das sete jornadas que a associação vai realizar nas várias regiões do país e que teve como tema de debate “Redes Colaborativas – Fator-chave para o sucesso”.

Mais de 200 participantes, entre empresários, especialistas e representantes de entidades públicas do Turismo assistiram a um debate e à partilha de experiências que evidenciaram a importância da criação, desenvolvimento e consolidação de redes colaborativas em prol do crescimento das atividades turísticas no nosso país.

Os oradores dos três painéis distribuídos ao longo de todo o dia, mas também a plateia presente, foram unânimes em reconhecer a necessidade do trabalho em rede, sobretudo numa altura em que as empresas sentem a necessidade de participar num circuito de oferta integrada para responder aos desafios de turistas cada vez mais exigentes, quer sejam nacionais ou estrangeiros.

Neste sentido, os oradores debateram sobre o trabalho em rede como fator de desenvolvimento da região Centro, as novas tendências de consumo e as experiências em desenvolvimento ou já consolidadas de redes colaborativas.

Presente na sessão de abertura da Jornada Regional do Centro, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços também destacou o trabalho em rede como fundamental para o crescimento das atividades turísticas e garantiu que “projetos de redes colaborativas terão ao dispor fundos europeus”.

Nuno Fazenda | Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

Nuno Fazenda afirmou que “o investimento que está a ser feito pelas empresas é assinalável” e reforçou que “o turismo tem hoje uma importância estratégica no país, pois representa 20% do total de exportações de bens e serviços”. Já sobre as perspetivas para este ano, o secretário de Estado mostrou-se otimista, lembrando que Portugal “teve os melhores janeiro e fevereiro de sempre, sinal concreto da dinâmica positiva do Turismo”.

O presidente da AHRESP, Carlos Moura, apelou a uma maior “intervenção da sociedade civil para se formarem redes colaborativas”. Carlos Moura afirmou ainda que “as instituições associativas, como a AHRESP, precisam de ser ouvidas por quem as governa, pois trabalham todos os dias para tomar conhecimento dos desafios e dos constrangimentos das empresas que fazem andar a economia do país”.

Elogiando o trabalho desenvolvido pela AHRESP, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves garantiu a “continuidade do compromisso de colaboração da sua autarquia com os propósitos da associação”.

.

Antes do arranque dos trabalhos, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, deixou o mote para a reflexão do dia, assinalando que “as redes colaborativas têm hoje três vetores essenciais: ajudar a combater a fragmentação e a descontinuidade territorial, ajudar a vincular as comunidades locais e antecipar tendências para construir o futuro”.

Pedro Machado | Presidente da Turismo Centro de Portugal

Esta foi uma das sete jornadas regionais que a AHRESP irá realizar ao longo do ano por todo o país. Depois do evento em Aveiro, segue-se a Jornada Regional do Norte, a 18 de maio, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto, dedicada ao tema “Os desafios à abertura do negócio”.

Assista à sessão de abertura da Jornada Regional do Centro no canal de Youtube da AHRESP

A Jornada Regional do Centro AHRESP teve o patrocínio oficial da MAKRO, Nestlé Professional e Sumol+Compal. A Jornada Regional do Centro AHRESP contou ainda com o patrocínio da Costa Nova, Derovo Group, Hotel Moliceiro, Lugrade, Mistolin Pro, OLI, Somengil, Visipapel e Zero Graus, contando ainda com o apoio da Turismo Centro de Portugal, Câmara Municipal de Aveiro, EABL – Associação para o desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira e Marinhoa.

PUB

Mais Artigos