O Banco de Portugal (BdP) revelou esta segunda-feira que as receitas provenientes da atividade turística desde janeiro a abril de 2023 somaram já 6,1 mil milhões de euros, valor superior em 38,6% ao apurado em 2022 (4,4 mil milhões de euros) e 43% acima do registado em igual período de 2019 (4,3 mil milhões de euros). Entre os principais mercados emissores com maiores receitas turísticas, destacam-se o Reino Unido, Espanha, Alemanha, França e Estados Unidos da América.
Na divulgação destes números, o BdP destaca que, considerando apenas o mês de abril, as receitas turísticas que traduzem os gastos dos estrangeiros na deslocação e/ou estadia em Portugal totalizaram 1.942,12 milhões de euros, o valor mais elevado alcançado para esta época, demonstrando uma tendência bastante positiva e de crescimento não só da atividade turística, mas também do nível de gastos dos turistas internacionais em Portugal.
Esta trajetória de superação das receitas turísticas internacionais acompanha naturalmente uma evolução bastante positiva do número de dormidas (+19,4 milhões; 14,2% face a 2019) e de hóspedes (+7,9 milhões; 15,1% face a 2019) alcançados no acumulado de janeiro a abril 2023, conforme a mais recente divulgação do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mantêm-se, por isso, perspetivas bastante promissoras para a atividade turística em Portugal para os próximos meses, uma vez que caminhamos para uma época tradicionalmente de crescente procura (época alta), tanto nacional, como internacional.