A GASTRONOMIA PORTUGUESA, um dos pilares da matriz da cultura nacional, foi elevada há 23 anos a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal. Para comemorar este importante dia, a AHRESP promove, no dia 26 de julho, no Convento de Mafra, o “Dia da Gastronomia – Património Cultural”.
O PÃO é o alimento em destaque e será o protagonista do dia, alvo de mostras, debates e masterclass. Para a apresentação oficial do evento, a AHRESP levou o chef e vice-presidente da AHRESP, Vítor Sobral, ao Jardim do Cerco, em Mafra, para confecionar uma açorda de peixe e marisco. Com o belíssimo pão de Mafra, claro. As inscrições para participar no evento são gratuitas, mas obrigatórias e podem ser efetuadas através do site www.nossagastronomia.pt, onde também se pode aceder ao programa.
Vítor Sobral esteve acompanhado pela secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, que contou à assistência o percurso da elevação da gastronomia a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal. No evento compareceu também o vereador da Câmara Municipal de Mafra, Pedro Carmo Silva.
A AHRESP quer contar também com a participação ativa dos estabelecimentos de restauração e bebidas de todo o país e, para isso, está a criar uma REDE DE ESTABELECIMENTOS ADERENTES.
Para pertencer a esta REDE basta cumprir as duas seguintes condições:
Ter um estabelecimento de restauração e bebidas (restaurantes, pastelarias, padarias ou outro).
Ter, em destaque no seu menu, no dia 26 de julho de 2023, um pão ou iguaria confecionada com pão.
Se tem interesse em participar nas comemorações do dia da Gastronomia Património – Cultural de Portugal, presencialmente e/ou através da adesão à REDE DE ESTABELECIMENTOS ADERENTES, inscreva-se no site nossagastronomia.pt.
PROGRAMA
Veja os melhores momentos da apresentação “Dia da Gastronomia – Património Cultural” no Jardim do Cerco
Na organização deste ano, a AHRESP conta com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e com os patrocinadores principais Makro, Nestlé e Sumol+Compal.