O SIBS Analytics (empresa responsável pela gestão das redes ATM Express e MULTIBANCO), em parceria com o Turismo de Portugal, divulgou indicadores da atividade registada na rede Multibanco (pagamentos e levantamentos) que demonstram um aumento de 12% no número de transações registadas com cartões Multibanco, entre julho e agosto de 2023 face a igual período do ano passado.
Para este crescimento contribuiu, com relevante expressão, o aumento em 23% de transações com cartões estrangeiros, associados a um valor médio por operação de 49 euros, e um crescimento de 11% de transações com cartões nacionais, num valor médio por operação de 41 euros.
Cerca de 60% do consumo com cartões estrangeiros em Portugal diz respeito a turistas de 5 principais países, nomeadamente, França (23%), Reino Unido (13%), Espanha (12%), E.U.A. (6%) e Alemanha (6%), os principais mercados emissores de turistas internacionais para Portugal.
Considerando as transações efetuadas por portugueses a mais de 50 quilómetros do seu concelho de residência habitual, entre julho e agosto, o distrito de Faro destaca-se por representar 21% dessas operações com cartões nacionais, seguido por Lisboa (14%), Porto (8%), Setúbal (7%) e Leiria (7%). Os dados do SIBS revelam ainda que 78% das transações de nacionais realizadas em Faro, advém de residentes nos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa e Setúbal.
A par destes dados, é de referir também que as transações registadas por portugueses no estrangeiro aumentaram 19% nos meses de julho e agosto face ao ano passado, sendo que 73% do peso total destas transações tem como países de destino, Espanha (42%), França (17%), Itália (6%), Alemanha (4%) e Bélgica (4%).
Por fim, é de destacar o aumento do volume de operações registadas no setor do alojamento (+23%) e da restauração (+19%) neste verão de 2023 em comparação com o ano passado. Factos estes que evidenciam a tendência de crescimento na utilização e, inevitavelmente, na diversificação de instrumentos de pagamento eletrónicos em Portugal.
Pode aceder aqui à apresentação dos dados do SIBS Analytics.