A 9.ª edição do Lisbon Bar Show foi inaugurada a 14 de maio, com o Peru como País convidado. Deu-se inicio à cerimónia os discursos de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, Carlos Gil de Montes, embaixador do Peru em Portugal, e Alberto Pires, fundador do Lisbon Bar Show.
O secretário de Estado do Turismo saudou a iniciativa e “tudo aquilo que ela representa e aquilo que é o posicionamento de Portugal”. E acrescentou: “Os eventos são por definição o elemento chave não só na animação turística como na captação daqueles que nos visitam possam ficar mais tempo nos nossos hotéis, nos nossos restaurantes, no nosso comércio e nos nossos serviços. Isso faz parte de uma estratégia que Portugal tem vindo a alcançar. Este evento em particular diz respeito a um dos nossos dez ativos estratégicos. A nossa gastronomia, o papel que os restaurantes e os bares desempenham na animação turística são por isso um fator chave que justifica naturalmente a minha presença”, acrescentou Pedro Machado.
Após os discursos, decorreu o corte da fita de inauguração e uma visita guiada ao espaço do evento, conduzida pelo fundador do Lisbon Bar Show. Estiveram também presentes Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, Fernando Garrido, presidente da ADHP (Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal), Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional do Turismo, e o Chef Júlio Fernandes vice-presidente da AHRESP.
A visita pelos expositores foi animada, incluido a degustação de algumas bebidas. A visita não poderia terminar da melhor forma, com passagem pelo stand da AHRESP, onde a associação se apresentou pela primeira vez com a nova imagem de marca e onde está a 8.ª edição dos Prémios AHRESP, numa altura em que decorre o período de votações do público nos 50 finalistas das 10 categorias a concurso em premiosahresp.com.pt.