PRÉMIOS AHRESP 2024 | Conheça a história dos vencedores das categorias prestígio

Jun 21, 2024

A AHRESP apresentou os vencedores das categorias Prestígio com vídeos de homenagem que contam histórias de dedicação e sucesso. No Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, as cerca de 500 pessoas presentes na gala da 8.ª edição ficaram a conhecer um pouco da vida e obra do chef Anthony Gonçalves, do administrador do Grupo Visabeira, Fernando Nunes, e de D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga entre 1999 e 2021

Portugueses Lá Fora: Anthony Gonçalves

Natural de Westchester, é filho de emigrantes de Póvoa de Penafirme (Torres Verdes) e Sabugal (Guarda). É um dos nomes luso-americanos mais destacados da cena gastronómica, apostando a alto nível na cozinha das suas raízes. A família e equipa de décadas, agora no KANOPI, captam a essência de Portugal, através de menus sazonais compostos por sabores do velho mundo e ingredientes frescos. Entende que a sua filosofia culinária é uma belíssima mistura de herança e inovação. Tudo gira à volta da família, o grande pilar pessoal e de negócio, e da ligação a Portugal, que alimenta a sua criatividade. Para o Chef Anthony Gonçalves não há dúvidas: a melhor gastronomia do mundo é mesmo a portuguesa.

Personalidade do Ano: Fernando Nunes

Desde 1980, ano de fundação da Visabeira, que assumiu a presidência e empreendeu a construção de um grupo empresarial, que tem hoje presença em vários domínios de atividade: telecomunicações, energia, infraestruturas, construção civil, imobiliária, indústria, turismo, comércio e serviços. No setor de turismo, o Grupo é hoje uma referência no segmento dos congressos, lazer e animação. A oferta hoteleira do Grupo é de nove unidades distribuídas pelo Centro de Portugal e Lisboa, estando ainda presente em Moçambique com vários hotéis da marca Montebelo. Para além dos restaurantes das unidades hoteleiras reconhecidos pela sua gastronomia de excelência, o Grupo tem ainda oito restaurantes autónomos que desenvolvem conceitos diversos, desde a cozinha tradicional até à culinária italiana.

Prémio Mário Pereira Gonçalves: D. Jorge Ortiga

Entre 1999 e 2021 foi Arcebispo de Braga. Homem do clero, mas também homem de coração da cidade, foi sempre proativo e dinâmico, em constante procura de oportunidades para o crescimento e melhoria das realidades que envolveram a sua atividade como Arcebispo de Braga. D. Jorge Ortiga foi o principal impulsionador e promotor da candidatura do Santuário do Bom Jesus a Património Mundial da UNESCO, que é uma referência incontornável do panorama patrimonial e turístico a nível mundial, que em muito se deve ao trabalho e dedicação da que é considerada uma figura central do impulso da oferta turística de Braga nas últimas duas décadas.

 

PUB

Mais Artigos